TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão

Projeto de pesquisa: Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do candidato

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Mestrado em Planejamento Urbano do Instituto de Pesquisa da UNIVAP como cumprimento de parte dos requisitos do processo de seleção ao curso.

Linha de pesquisa:

(Obs.: É necessário indicar uma das três linhas de pesquisa)

São José dos Campos

2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 Problema 3

1.2 Justificativas 3

1.3 Objetivos 3

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 3

3 RESULTADOS ESPERADOS 4

4 Cronograma 4

REFERÊNCIAS 4

Formato: 4

1. INTRODUÇÃO

A introdução deve conter a exposição do tema tratado, iniciando pelos aspectos gerais e progredindo para os mais específicos, que serão objeto de investigação. É um texto introdutório, que descreve o tema da pesquisa e o campo de estudo em que ela se insere.

A introdução situa a pesquisa no contexto da discussão acadêmica sobre o tema, e deve ter por base referências da literatura acadêmica, atuais e adequadas à questão proposta. Ao final da introdução, indicar qual a lacuna ou inconsistência no conhecimento atual que será investigada.

1.1. Problema

Apresentado o cenário mais amplo, o autor deve especificar o problema que pretende resolver ou responder através da pesquisa. Trata-se da apresentação da idéia central do trabalho, da definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido. Geralmente, o problema é feito na forma de pergunta.

Pode-se discorrer sobre as hipóteses a serem verificadas no estudo.

1.2. Justificativas

A justificativa esclarece a importância do tema e da pesquisa proposta. O autor deve descrever “o porquê” da realização da pesquisa, apresentando argumentos acerca de sua relevância, dos motivos que a justificam e das vantagens e benefícios que proporcionará. Tanto a relevância científica como social devem ser apresentadas.

A justificativa deverá convencer o leitor quanto à importância e à relevância da pesquisa proposta.

1.3. Objetivos

Os objetivos descrevem o que o autor pretende alcançar com a pesquisa. O(s) objetivo(s) deverá(ao) ser claro(s). Se os objetivos forem muitos, ou de alguma forma imprecisos, talvez o tema a ser investigado não tenha sido bem definido.

É importante que os objetivos sejam coerentes com o problema e a justificativa.

Podem ser apresentados objetivos gerais e específicos. O objetivo geral é a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA

O item metodologia é uma descrição técnica de como será desenvolvido o trabalho. A metodologia da pesquisa deve descrever o conjunto detalhado e seqüencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, com a finalidade de cumprir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, assegurar entre outros, maior eficácia e confiabilidade da informação. É importante justificar a escolha dos métodos propostos.

O pesquisador deve definir o tipo de pesquisa, a população alvo, a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma de análise dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com