TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operações E Logística I - ADI

Monografias: Gestão De Operações E Logística I - ADI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

Na Unidade 4 do nosso livro didático, encontramos a seguinte afirmativa:

“A logística reversa é um dos campos mais discutidos na atualidade. Seja por força da norma ISO 14000, que trata de questões ambientais, ou por uma questão de competitividade. Nos dias atuais, o interesse pela reciclagem tem crescido muito na população em geral. Não é raro perceber, em vez de latões de lixo, recipientes preparados para receber vidro, plástico, metais etc. Pode-se notar uma mudança de hábitos na população em geral.”

Realmente, questões ligadas ao reaproveitamento e mesmo consumo consciente estão presentes intensamente nas redes sociais, empresas de vanguarda, como é o caso da Gerdau, que juntamente com a Ong Akatu, divulga em seu site: “Consumo consciente é ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.“

(GERDAU. Consumo consciente. Disponível em:<https://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/faca-sua-parte-consumo-consciente.aspx>. Acesso em: 05 mai. 2014.)

Com objetivo de verificar práticas de mercado em relação ao nosso conteúdo programático, responda as seguintes questões:

Questão 1) (3,0 pontos) Pesquise e identifique (em sites, literatura ou visitas presenciais) pelo menos duas empresas: uma Indústria e outra de Comércio / Distribuição ou Serviços que já adotam práticas de Logística Reversa, levantando as seguintes informações (geralmente disponíveis no site das mesmas):

a) Dados da Empresa: Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc), região de atuação, localização (base) principal e/ou perfil de clientes.

EMPRESA A – ROYAL PHILIPS (Indústria) - A Royal Philips, conhecida no Brasil e no mundo como simplesmente “Philips”, sediada na Holanda, fabrica os seguintes produtos: produtos de som e imagem (eletroeletrônicos), para cuidados pessoais, de cuidados para mamães e bebês, produtos para o lar (eletrodomésticos), produtos de iluminação, telefones e produtos para computadores, e acessórios para estes mesmos produtos.

EMPRESA B – DAFITI (Comércio) - Loja on-line de revenda de produtos, divididos em seis principais categorias: calçados, roupas, bolsas e acessórios, esporte, beleza e casa. Atua em todo o território nacional, com sede em São Paulo capital e sua distribuição concentrada na cidade de Jundiaí – SP. Também está presente em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia, por exemplo.

b) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa A

Oferece ao consumidor a opção de devolver os produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, à Philips ao final de sua vida útil.

c) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa B

Oferece ao consumidor a opção de troca de seus produtos, caso o cliente não goste ou não seja o tamanho certo, sem custo.

Questão 2) (3,0 pontos) Segundo nosso livro didático, “A logística reversa está sendo subdividida em logística reversa de pós-consumo e logística reversa de pós-venda como seus dois principais canais”. Considerando as informações levantadas na questão 1 e com base na figura 4.4 (p. 116) do nosso livro didático:

a) Classifique as práticas de Logística Reversas das empresas A e B, justificando sua resposta.

Empresa A – ROYAL PHILIPS – Logística Reversa de Pós-consumo

Justificativa: Neste exemplo (Philips) a logística reversa inicia-se pelo consumidor final (característica deste tipo de logística), que leva o eletrodoméstico ao final de sua vida útil – ou seja, pelo fim de utilidade ao utilizador - até um dos pontos de coleta (informado pela Philips) para que a empresa promova sua destinação adequada, de forma que os item passiveis de reciclagem voltem ao mercado, enquanto os que não passiveis sejam encaminhados para destinos ambientais corretos – ou seja, os destinos podem ser, a remanufatura, a reciclagem e o descarte.

Empresa B – DAFITI – Logística Reversa de Pós-venda

Justificativa: Neste exemplo (DAFITI) a logística reversa também se inicia pelo consumidor final, que entra em contato com a empresa para realizar a devolução do produto, – ou seja, devolve, pois não atendeu seus objetivos – a loja oferece troca grátis (caso o cliente não goste do produto ou se o tamanho estiver errado). E ainda busca o produto na casa do cliente de forma gratuita. A partir do momento que os produtos retornam a empresa, são desempacotados e avaliados. Sobre o destino do produto, este irá depender de qual é o problema. Se o produto estiver em perfeito estado, volta para as prateleiras e se houver defeito de fabricação retorna para o seu fornecedor.

b) Elabore um fluxo simples, mas que represente o(s) tipo(s) de Logística Reversa identificados na empresa.

Empresa A – ROYAL PHILIPS – Logística Reversa de Pós-consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com