TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia (Unisul Virtual)

Artigos Científicos: Sociologia (Unisul Virtual). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Sociologia

Curso: Engenharia Civil

Professor: Elvis Dieni Bardini

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o texto a seguir:

59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada nesta sexta-feira pela Folha.

Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.

Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina.

Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas "puros", 14%.

O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos.

Fonte: Folha Online. Ciência. 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin. (4 out. 2010). Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u715507.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2013.

As discussões apresentadas pelo texto jornalístico "59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin", evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentos são passíveis de análise à luz do referencial teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da "Lei dos Três Estágios".

Neste sentido analise o texto apresentado a partir do quadro teórico de Comte, respondendo as seguintes questões:

a) Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador (1.5 pontos).

R: Comte (1798-1857) apresentou a Lei dos Três Estágios com o objetivo de entender a evolução do pensamento do homem. O primeiro estágio é o Teológico, no qual a sociedade era guiada por um ser divino e a sociedade em geral acreditava em tudo que estava relacionado com deuses, demônio, Deus Todo-Poderoso e assim por diante. O segundo estágio é o Metafísico no qual a sociedade começa a ter um entendimento maior sobre o que os rodeia e busca explicações físicas e não apenas espirituais. E o terceiro estágio é Positivo iniciado por grandes mestres do estudo da física como por exemplo Copérnico e Newton, nesse estágio houve uma grande evolução no entendimento de fenômenos físicos, os quais anteriormente não se havia um explicação palpável a respeito. E após isso há o estudo da sociedade como um todo, a mais complexa de todos os estudos.

b) Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo (3.5 pontos).

R: O texto acima referente à pesquisa da Datafolha indica os três estágios apresentados por Comte (1798-1857). O estudo nos mostra que há uma divisão entre a crença da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com