TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Processos Administrativos

Exames: Gestão E Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver qualquer segmento, mas, em geral, afetam as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtude das novas tecnologias, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão mudando. É indispensável que as empresas tenham alta estabilidade para que possam implementar mudanças. As organizações precisam estar atentas às novas demandas da sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade. Para as organizações, o ambiente está em frequente movimento e mudança, portanto elas devem ter um olhar atento para os seus sistemas e o ambiente em que estão inseridas, a fim de que possam adaptar seus processos e mudar, sempre que necessário.

Ante tantas mudanças, novas formas e modelos para se administrar são necessários. Investe-se para que se inovem as teorias. A essa inovação das teorias chamamos de novos paradigmas. Os paradigmas tem função normativa, oferecendo uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá início a uma revolução e a um novo paradigma.

A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo.

O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra, exigindo cada vez mais flexibilidade e agilidade por parte das organizações e espera-se que seus custos sejam menores, que a satisfação dos clientes e a lucratividade sejam maiores.

PASSO 3

1. Gestor é, em tese, o “administrador”, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo. A palavra “gestão” vem do latim gestione - ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-las rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Atualmente, fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com