TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em Programas E Projetos Sociais

Artigos Científicos: Gestão Em Programas E Projetos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO 1

A gestão em sintonia com a vida

Marco Aurélio Nogueira

Parto do suposto de que a vida atual é difícil de ser vivida e mais difícil ainda de ser entendida. Estamos hoje obrigados, como intelectuais, operadores sociais e cidadãos, a enfrentar desafios de alta complexidade, tanto para organizar nossas cabeças e agendas pessoais, quanto para organizar as agendas institucionais e alcançar um posicionamento inteligente diante dos processos e estruturas com que interagimos. A própria complexidade exige que cultivemos a modéstia teórica e política, que me parece ser um valor cada vez mais indispensável.

Minha contribuição a este evento será uma tentativa de refletir, tanto quanto possível saindo das zonas mais elevadas da abstração, sobre a situação atual, buscando perceber em que medida ela produz efeitos e exigências no plano da gestão.

Para começar a enfrentar esse tema, faço uma observação bastante genérica, a partir da qual pretendo seguir em direção a uma abordagem mais sistemática da vida atual e dos problemas da gestão social.

Temos hoje uma percepção clara de que vivemos em um mundo muito diferente daquele que encontramos relatado nos livros, ou com o qual interagimos há cerca de 20 ou 30 anos. É um mundo que tem uma mola transformadora poderosa na economia, como costuma acontecer, mas que só pode ser entendido se formos além da economia. Hoje, não dá simplesmente para dizer que a economia tem poder de determinação sobre os diferentes aspectos da vida, pois a vida é complexa demais e escapa de determinações unilaterais. Não é pelo registro simplificado de que estamos em uma nova fase de acumulação do capital, por exemplo, que conseguiremos estabelecer um diagnóstico preciso da época em que nos encontramos, por mais que seja decisivo considerar o capitalismo. Temos de considerar com atenção redobrada o modo de vida sócio-cultural e pensar, a partir dele, as formas da política e da gestão. Há uma determinação econômica, com certeza, mas ela está sempre sobredeterminada pelos fatos não imediatamente econômicos.

Desejo sugerir que a grande mudança que estamos presenciando não está localizada na estrutura da economia, mas sim na estrutura da vida. O modo como estamos vivendo é novo, tem aspectos inusitados e surpreendentes, está nos forçando a renovar os parâmetros do pensamento. Estamos em um mundo paradoxal, que anuncia e nos promete muitas coisas mas que é, ao mesmo tempo, muito angustiante e difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com