TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira E Orçamento Empresarial, Noções De Atuária E Direito Empresarial - Unidos à Contabilidade Na Busca Da Vantagem Competitiva Negocial.

Casos: Gestão Financeira E Orçamento Empresarial, Noções De Atuária E Direito Empresarial - Unidos à Contabilidade Na Busca Da Vantagem Competitiva Negocial.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.853 Palavras (20 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 20

Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial – unidos à contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial.

Gestão financeira e orçamento empresarial.

No atual cenário econômico, diante da incerteza dos acontecimentos e da alta competitividade do mercado, torna-se imprescindível que as organizações tenham um processo de gestão empresarial cada vez mais eficiente e eficaz.

Neste sentido, o orçamento surge como um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho.

Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar o desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da gestão empresarial.

A capacidade de previsão de uma empresa está na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia.

O Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.

“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p. 11).

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

Objetivos da Gestão Financeira

Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizadas da seguinte forma:

• Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais;

• Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos;

• Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor qualquer atitude tomada. É preciso que a gestão financeira apresente bons resultados tomando-se muito cuidado e pensando bastante para que nada dê errado.

FINANÇAS

É a arte e a ciência de administrar fundos. Ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

A maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros. Todas as áreas da empresa: contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e outras necessitam interagir com a área de finanças para realizarem seu trabalho.

Principais Providências que a empresa deve tomar em relação às finanças:

• Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;

• Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;

• Controlar o movimento de caixa e os controles bancários.

Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.

Definir a retirada dos sócios;

• Fazer previsão de vendas e fluxo de caixas.

Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.

Papel do Gestor financeiro na Organização.

O gestor moderno precisa de uma boa formação generalista, visão sistêmica e integrativa de todo o negócio e deve estar em contato permanente com todas as áreas da empresa, controlando e fomentando o negócio com informações estratégicas. A crescente complexidade no mundo dos negócios determinou, ainda, que o responsável pela área financeira desenvolvesse uma visão mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo.

O administrador financeiro pode ser um diretor, gerente ou apenas um controlador, mas cabe a esse profissional estar preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros, e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades. A gestão dos recursos financeiros da empresa vai além da simples negociação de prazos e de juros de uma transação de investimento.

A otimização dos recursos financeiros pressupõe interações contínuas do administrador com os clientes, acionista, investidores, instituições financeiras, autoridades, regulamentação, bem como o acompanhamento constantes de taxas, práticas, riscos, parâmetros do mercado que, por natureza, é dinâmico e volátil.

Hoji (2004, p.21) destaca três funções básicas de um administrador financeiro:

• Análise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com