TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Internacional De Recursos Humanos

Ensaios: Gestão Internacional De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  4.548 Palavras (19 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 19

Junho, 2010

“Não sou nem ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo.”

(Socrates)

“Declaro que o presente trabalho é da minha autoria e não foi utilizado previamente noutro curso ou unidade curricular, desta ou de outra instituição. As referências a outros autores (excertos, ideias, pensamentos...) respeitam escrupulosamente as regras da atribuição e encontram-se devidamente indicadas no texto e na listagem das referências bibliográficas, de acordo com as normas de referenciação.”

___________________________________________

Índice

1. Introdução.........................................................................................................

2. Gestão Internacional de Recursos Humanos ………………………............

2.1 Da Gestão Domestica á Gestão Internacional……………………………...

2.2 Estratégia da Empresa………………………………………………............

2.3 A Gestão de Expatriados……………………………………………………

3. Referências Bibliográficas................................................................................

2

3

3

4

10

22

Índice de Quadros

Quadro n.º 1 – Opções Estratégicas de GIRH .......................................................

Quadro n.º 2 –Alguns factores locais que podem influenciar a escolha da Gestão Estratégica de RH.......................................................................................

Quadro n.º 3 – Exemplo de perguntas destinadas a avaliar a perspectiva pessoal e familiar de um candidato á expatriação ..............................................................

Quadro n.º 4 – Categorias e atributos para expatriados de sucesso……………..

Quadro n.º 5 – Metodologia STAR

Quadro n.º 6 – Modelo de formação preparatório de expatriação de Mendenhall, Dunbar e Oddou.....................................................................................................

4

8

13

14

16

18

1. Introdução

A globalização não é recente, contudo muito actual.

Se olharmos, para a história, a Globalização acontece já há muitos séculos.

Há mesmo quem refira um estádio de globalização arcaica, que assentou na internacionalização do comércio oriundo da China e do mundo islâmico e que, através de caravanas que seguiram, entre outras, a Rota da Seda , traziam mercadorias exóticas da Bacia Mediterrânica. (MacGillivray, 2006 citado por Camara, P.;2008, p. 17).

Adam Smith em 1776, citado por Camara, P.; 2008, p17, classifica a descoberta da América por Colombo em 1492 e do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498 como “... os dois maiores e mais importantes acontecimentos registados na história da humanidade”.

Contudo, na actualidade e na generalidade a globalização é entendida como a livre circulação de capitais, mercadorias, e pessoas entre vários países, como é o caso do espaço Shengen.

Mas será só assim?

Câmara P., refere que um dos aspectos mais importante deste fenómeno “consiste essencialmente, na criação de uma teia densa de complementaridades e interdependências entre as economias desenvolvidas e as que estão em vias de Desenvolvimento.”

E cita, no seu livro Gestão de Pessoas em Contexto Internacional, a definição de Globalização do FMI e do Nacional Intelligence Council dos EUA, como uma “ratificação” da sua afirmação.

FMI – “A Globalização é a crescente interdependência económica dos países em todo o mundo, através do volume e variedade crescentes das transacções internacionais de bens e serviços e de fluxos de capital.”

Nacional Inteligence Council dos EUA (2004) – “Globalização origina a crescente interconectividade reflectida nos intensos fluxos de informação, tecnologia, capital, bens, serviços e pessoas através do mundo.”

Neste trabalho será abordado de forma genéricas quais os “critérios”que o GIRH deve observar na selecção e formação do expatriado.

2. A Gestão Internacional de Recursos Humanos

2.1 Da gestão doméstica á gestão internacional

A gestão de recursos humanos internacional, envolve as mesmas funções que a gestão de recursos humanos, domestica.

“Selecção, avaliação, recompensas e desenvolvimento mostram ser áreas funcionais cruciais tanto nas empresas que operam internacionalmente como domesticamente.” ( Mayorfer, 1992:3; adaptado do dossier das aulas de GIRH)

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com