TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública

Exames: Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão Pública

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Professor

Nome do aluno:

Data: 15-03-2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Nesta disciplina, você conheceu os aspectos gerais relacionados à Administração Pública no Brasil. Neste contexto, responda: quais são e em que dispositivo legal estão previstos os objetivos da República Federativa do Brasil? Feito isso, elabore um texto dissertativo (entre 15 a 20 linhas) explicitando sua opinião acerca da validade e aplicabilidade destes princípios na sociedade contemporânea brasileira. Justifique seu ponto de vista e utilize outros recursos de pesquisa para fundamentá-lo, caso necessário. (4,0 pontos)

Os objetivos da República Federativa do Brasil estão listados no art. 3º da Constituição Federal:

I – Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – Garantir o desenvolvimento nacional:

III – Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de descriminalização.

A legitimidade desses objetivos traçados pelo art. 3º da C.F. é o sonho de qualquer sociedade atual. Todavia, seria realmente uma utopia imaginarmos o alcance dessas metas pelo Brasil, pois, apesar de ter melhorado em alguns setores, principalmente nos últimos anos, existe ainda, uma distância imensurável para a satisfação desses objetivos.

Vale lembrar, que apesar de nosso país está sendo considerado um dos emergentes mundiais, há muito que melhorar, como por exemplo: diminuição das desigualdades sociais e regionais; inserção de parte da sociedade no mercado de trabalho; dentre outros.

Apesar de tais pontos negativos, também há o que comemorar, já que no Brasil quase não há preconceito racial, e se há, é mais contido e tímido que em outras nações, e nossa sociedade de certa forma também é livre, justa e solidária.

Como citado anteriormente, seria uma utopia se todos esses objetivos fossem alcançados pelo Brasil, mas, como não custa acreditar....., talvez um dia na historia de nossa nação, possamos emendar o art. 3º da constituição, já que os objetivos anteriormente traçados foram integralmente atingidos.

2. No decorrer da disciplina, você conheceu os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Tendo em vista o significado da "prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com