TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública Parametrizada

Artigo: Gestão Pública Parametrizada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Pública Parametrizada

A história nos remete a uma série de indicadores que fomentou o processo de aparecimento e desenvolvimento a respeito das transformações sociais, a partir do emergir do estado do bem-estar social e a solidificação das atividades de planejamento do setor público.

Nessa época as divergências sociais começavam a ficarem as claras, os pontos de desiquilíbrios como a economia e as condições sociais da população eram evidenciadas. Daí o objetivo de utilizar os indicadores da época para verificar a condição da sociedade em questão, visando seu desenvolvimento social através de aspectos que venha a contribuir para mudanças favoráveis como politicas públicas direcionada para a mais próxima equidade socialista.

Oferecer programas públicos, na área da educação, saúde, trabalho, habitação e outras áreas é afirmar que os indicadores são parâmetros que demonstram a realidade em prol dos poderes públicos, como instrumentos de avaliação que servirá para orienta-los de forma mais efetiva a verificação, criação e implementação de politicas sociais.

Como desenvolvimento metodológico do processo o desenho amostral delineia uma avaliação que compreende os efeitos das politicas sociais, resultando informativos que também são usados como índice de entendimento da realidade abrangida. Os censos demográficos apresenta uma temática mais favorável de fonte de dados para nível municipal do Brasil.

As institucionais juntamente com as amostrais do IBGE são fundamentais para a produção de acervo como um relevante poder de diagnóstico socioeconômico e de monitoração da ação governamental.

As fundamentais fontes de dados e pesquisas econômicas proveem os insumos para constituição de indicadores para análise conjuntural da economia brasileira e regional, permitindo acompanhar as transformações e subsidiando a tomada de decisão na administração pública. Os indicadores são ferramentas fundamentais para auxiliar ao gestor de programas a se antecipar e adaptarem-se os seus programas conforme as necessidades que surgem.

Os indicadores sociais e econômicos são de grande utilidade na gestão pública das prioridades sociais e na distribuição dos recursos orçamentários, orientando de forma adequada à análise, formulação e implementação de políticas sociais. Entretanto os recursos públicos em geral são sempre insuficientes para atender no todo, os problemas, e assim os indicadores vem para contribuir com essa realidade.

Finalmente, a nosso ver, a busca por uma gestão de qualidade é primordial para um desenvolvimento social efetivo, em que a alocação de recursos deve ser voltada para perspectivas direcionadas a politicas sociais e não aquilo que venha a ser algo de publicidade eleitoral. Devemos distinguir o que significativamente é ou não é maquiagem pública da verdadeira expansão estrutural das politicas públicas voltada para a qualidade de vida de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com