TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Social

Dissertações: Gestão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

EDERLITA GOMES DA SILVA DA PAZ

GESTÃO SOCIAL

SALVADOR

2013

Ederlita Gomes da Silva da Paz

GESTÃO SOCIAL

Atividade apresentada como avaliação parcial na disciplina Gestão Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Jacqueline Soares e da Tutora Aline Pereira de Araújo.

SALVADOR

2013

INTRODUÇÃO

Um plano é um guia para ação no futuro. O plano estabelece qual a situação que deverá ser alcançada, oque necessita ser feito para alcança-la e os recursos que serão aplicados nesse esforço. Os planos também podem conter uma previsão dos meios de controle da ação e do consumo dos recursos, para garantir a realização dos objetivos. (MAXIMINIANO 2004)

O planejamento é um instrumento que absorve a incerteza e permite mais consistência no desempenho das organizações. Esse processo envolve várias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudança, examinando causa e efeito das ações a serem desenvolvidas (CHIAVENATO,1999).

Em consequência da necessidade de uma empresa de tratamento de efluentes e resíduos industriais foi criada a RETRAT sendo uma subsidiária da CETREL, uma empresa de tratamento de resíduo localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari. A RETRAT Empresa de Tratamento de resíduos foi concebida e implantada em sintonia com as necessidades das empresas participantes do CIA ( Centro Industrial de Aratu) de Simões Filho, para tratar os rejeitos líquidos e sólidos gerados pelas empresas integradas ao sistema.

Desde a sua concepção a RETRAT tem inserido um sistema de integração de tratamento de efluentes e resíduos industriais com garantia a sustentabilidade ambiental, auxiliando para uma alta economia à prática da ecoeficiência, usando o sistema racional dos recursos ambientais, com eficiência e minimização a geração de impactos ao meio ambiente.

Hoje, além de continuar tratando os efluentes líquidos a RETRAT faz o monitoramento ambiental do ar, da água, subterrânea, do solo, dos rios, e da fauna na área de influência das empresas onde presta serviços.

HISTÓRICO

RETRAT, empresa de tratamento de resíduos e monitoramento ambiental, surgiu em 1994, como subsidiária da CETREL, a partir da necessidade do centro Industrial de Aratu (CIA) de dar um destino adequado aos resíduos gerados nos seus processos produtivos, buscando como a preservação do meio ambiente como valor. A sede está situada no município de Simões Filho ocupando uma área de 300 há.

Como a maioria das organizações da qualidade, a RETRAT iniciou suas atividades com base na teoria das três “principais” escolas da administração clássica, a escola da Administração Cientifica, de Taylor, escola do Processo de Administração, de Fayol; e escola de Burocracia, de Weber, porém, utilizando versões atualizadas destas.

Com um foco maior na escola fundada por Taylor, onde se evidencia a necessidade de um estudo detalhado de todo o conjunto de operações da empresa para se alcançar produtividade de forma otimizada, a RETRAT, que iniciou sua operação conseguindo atender a somente 30% de todo o resíduo gerado pelo Pólo Industrial do CIA, conseguiu, ao final do terceiro ano de operação expandir sua operação e atender a 65% dos rejeitos e no oitavo ano de operação atingiu o processamento da totalidade dos resíduos.

Estes resultados foram obtidos através de planejamentos estratégicos que tornou a empresa mais flexível e menos vulnerável às variáveis externas.

A terceirização de serviços foi uma das estratégias adotadas, que proporcionou uma redução significativa no custo com recursos humanos e equipamentos. Através da ampliação da sua rede de fornecedores, além do estabelecimento de convênios e parcerias com diversas entidades e instituições públicas e governamentais, o que proporcionou este grande aumento de produtividade.

Após o atingimento da meta inicial e tratar todo resíduo gerado pelo Pólo Industrial do CIA, a direção da empresa traçou uma nova meta, na qual pretende ampliar sua área de atuação, atendendo também a Região Metropolitana de Salvador (RMS), respeitando a área de atuação de sua subsidiária.

MISSÃO

Oferecer serviços de qualidade com compromisso de atender os clientes buscando superar suas expectativas.

VISÃO DE FUTURO

Alcançar em 2014, a liderança de mercado local através da qualidade dos serviços e da eficiência do processo.

GESTÃO

A palavra Gestão, do latim gestione, é o ato de gerir, de gerência . Possui um caráter de proposição política, são princípios, diretrizes e indicações gerais. Está vinculada dimensão estratégica (FERREIRA, 2009).

GERÊNCIA

A palavra gerência, do latim gerentia , de genere, é o fazer, a ação concreta diferenciada e especificada em funções que articulam os recursos físicos, humanos, tecnológicos, políticos, etc, visando atingir objetivos e metas. Possui um caráter mais especifico e instrumental, portanto, vinculado a dimensão tático-integrativa e operacional (FERREIRA, 2009).

RESPONSABILIDADE SOCIAL

É a forma ética, cidadã, transparente e responsável que a empresa desenvolve estrategicamente, todas as suas ações. Suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto coma comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo.

O conceito de responsabilidade social começou a se fortalecer nos Estados Unidos e na Europa na década de 1960. Na Europa, em especial, destacou-se a influência das multinacionais e dos movimentos sindicais. Na América do Sul e no brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com