TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Social: Epistemologia de Um Paradigma

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

11. Qual o entendimento de Santos sobre Estado Moderno?

Para este autor, a sociedade deve ser cada vez mais democratizada, juntamente com o Estado, através do movimento dialético. Santos completa que o Estado Moderno deve articular e coordenar o conjunto de ações sociais, priorizar a democracia participativa, gerar igualdade de oportunidades e coordenar interesses contraditórios e divergentes na busca de critérios de redistribuição.

12. Qual a relação que Santos estabelece entre Estado moderno e contrato social?

O Estado Moderno para Santos, é aquele baseado nas ideias de Contrato Social de Rousseau, que aborda uma tensão dialética entre regulação social e emancipação social, entre vontade geral e vontades particulares.

13. Segundo Santos o terceiro setor pode contribuir para a reforma do Estado?

Santos aposta na potencialidade do terceiro setor como espaço de mudança na sociedade no sentido de democratizar o Estado. Em sua concepção , o terceiro setor é constituído por um conjunto de organizações sociais que se caracterizam por não serem nem estatais nem mercantis, são organizações privadas sem fins lucrativo, ou seja, organizações públicas não estatais. Para ele, o terceiro setor constitui uma nova economia social, e pode contribuir com a reforma do Estado.

14. Quais os limites que Santos aponta para o papel do terceiro setor?

Santos considera a reinvenção solidária e participativa do Estado por meio do terceiro setor complexa e contraditória, pois abriga duas concepções opostas: o Estado-empresário -que busca a privatização das funções que não exerce com exclusividade – e o Estado como Novíssimo Movimento Social , que atua junto a comunidade, buscando legitimidade social às suas ações. Com isso, o terceiro setor por si só não pode se transformar em um agente de reforma democrática no Estado, porém se agregado à reforma simultânea do Estado pode alcançar com efetividade ao potencial democratizante de cada um deles frente aos fascismos pluralistas que tentam se apropriar do espaço público não estatal.

15. O que significa Administração Burocrática e qual a relação com o Estado Moderno?

A administração Pública Burocrática é o meio em que se exerce a dominação burocrática. Assemelha-se ao Estado Moderno por revolucionar os procedimentos, que são os mesmos de uma organização empresarial: nas organizações burocráticas existe distribuição de atividades e poderes que visa à execução regular e contínua de certos fins, uma hierarquia de cargos e instâncias que ordena o sistema de mando e subordinação, registros sob a forma de documentos e funcionários que integram um escritório, dirigentes e empregados instruídos na atividade oficial da organização, o emprego pleno da força de trabalho dos funcionários de escritório em atividade antes vistas como acessórias e, finalmente, a administração dos funcionários segundo regras que podem ser aprendidas e, portanto, colocadas sob o controle de parte dessa classe.

16. O que Habermas entende por sociedade emancipada?

Sociedade emancipada, é sinônimo da totalidade política, ou seja, constitui um conjunto de esferas públicas autônomas, distinguindo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com