TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação inclusiva e os paradigmas do modelo social

Por:   •  29/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.911 Palavras (32 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 32

A educação inclusiva e os paradigmas do modelo social

Autor (Elessandra Mendonça de Souza Minas Novas)

Tutor externo (Wynne Adrynn)

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (Curso-Formação pedagógica para graduados em pedagogia(FPGP) – Estágio

26/06/2018

RESUMO

A presente pesquisa se continue num Paper de estágio supervisionado I, parte de pesquisa bibliográfica em artigos, livros e documentos sobre educação Inclusiva, bem como da observação participante na unidade Educacional Hilda Caetano. Buscando compreender as articulações entre teoria estudada e a prática na referida unidade. Analisar o processo de inclusão ou não, em como o prepara dos professores para que ocorra realmente inclusão

Palavras-chave: Inclusão. Escolar. Prática.

 1 INTRODUÇÃO

Quando falamos em educação inclusiva estamos falando de uma educação voltada para a cidadania global, plena e livre de preconceito e que reconhece e valorizam as diferenças a inclusão prevê a inserção escolar completa e sistemática de todos os alunos sem exceção deve frequentar a sala de aula no ensino regular. A educação inclusiva e o processo social onde todos têm direito a escolarização onde a modalidade de ensino abrange a todos sem deixar de promover a diversidade. O objetivo da inclusão e eliminar os obstáculos os preconceitos e garantir a aprendizagem e a participação do aluno no processo de ensino aprendizagem e para que este desenvolva suas habilidades de forma eficaz. Em uma visão abrangente e reflexiva podemos dizer que a e preciso a implementação de políticas educacionais inclusivas que efetivamente contribuam para o fim da exclusão social e o fim da pobreza que e um dos fatores que de forma direta influencia o processo de ensino aprendizagem.

A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional, para que se encaixe no mapa da educação escolar que estamos retratando. E inegável que os velhos paradigmas da modernidade estão sendo contestados e que o conhecimento, matéria-prima da educação escolar, está passando por uma reinterpretação. As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos. Nosso modelo educacional mostra há algum tempo sinais de esgotamento, e nesse vazio de ideias, que acompanha a crise paradigmática, é que surge o momento oportuno das transformações. Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana com o cotidiano, o social, o cultural. Rede cada vez mais complexa de relações, geradas pela velocidade das comunicações e informações, estão rompendo as fronteiras das disciplinas e estabelecendo novo marcos de compreensão entre as pessoas e do mundo em que vivemos.

Compreendendo que para que aja realmente a inclusão escolar a escola deve buscar com que   os alunos se relacionem uns com outros, onde através das relações sociais, os alunos com necessidades especiais poderá apreender através dessa interação. Buscamos pesquisar em bibliografias, documentos(PPP) e observações participante na escola Hilda Caetano.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

No Brasil diversas leis foram constituídas buscando a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Porem apesar da evolução legal, na pratica o que se observa e uma evolução mais leta no sentido que ainda há a necessidade de maior preparo de toda sociedade escolar, para que se desenvolva um atendimento de qualidade a esses alunos, ainda encontramos instituições que não se dispõe nem de meios para facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim com objetivo de observar o processo de inclusão na pratica, no estágio I, realizado na escola Hilda Caetano, foi realizado pesquisa bibliográfica, projeto de estágio, roteiro de observação e entrevista, para compreender, a prática de inclusão na referida unidade

A Educação Inclusiva é uma modalidade de educação que desafia educadores, pais, alunos com deficiências e demais profissionais ligados à educação. Ela desafia a escola a ensinar a todos, adequando-se diante das necessidades de seu alunado, de forma que não só favoreça a permanência destes, mas colabora efetivamente para que a aprendizagem se efetive com qualidade, num ambiente escolar regular onde não há diferenças.

 A Inclusão diz respeito a cada pessoa ser capaz de ter oportunidades de escolha e de autodeterminação. Em educação, isso significa ouvir e valorizar o que a criança tem a dizer, independentemente de sua idade ou de rótulos. (MITTER, 2003, p. 17)

 MITTER ainda afirma que: A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns. Ela envolve uma mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para todos os alunos que a frequentam regularmente e para aqueles que agora estão em serviços segregados, mas que podem retornar à escola em algum momento no futuro. A inclusão não é uma colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos os estudantes podem desfrutar o acesso e o sucesso no currículo e tornarem-se membros totais da comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados. (MITTER, 2003, p.236)

DA INTEGRAÇÃO PARA A INCLUSÃO:

 

A mudança da integração para a inclusão é muito mais que uma mudança de moda e uma semântica do politicamente correto. Embora os termos sejam muitas vezes, usados como se fossem sinônimos, há uma diferença real de valores e de prática entre eles.

De acordo com Blamires,1999 a integração envolve preparar o aluno para serem colocados nas escolas regulares, o que implica um conceito de prontidão para transferir o aluno da escola especial para a escola regular. O aluno deve adaptar-se à escola, já a inclusão implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículos, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula. Ela e baseada em um sistema de valores que faz com que todos se sintam bem vindos e celebra a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com