TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia (Psicologia Social)

Por:   •  24/10/2015  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

Epistemologia (Psicologia Social)

Epistemologia, de acordo com o dicionário Aurélio, é estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas e visa determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance objetivo deles. A teoria da ciência, ou seja, a teoria das teorias.

        Na introdução se fala sobre a temporariedade porque o artigo foi escrito perto da virada do último milênio e quando algo se aproxima do fim, questionamentos surgem. A autora faz um gancho ai entre este questionamento de mudanças de paradigmas cronológicos e o questionamento epistemológico da psicologia social. Fala sobre as novas perspectivas para discussão das transformações sociais e humanas e releva que a ética e o bom senso devem estar presentes para que essas mudanças sejam frutíferas.

        Como a psicologia social é mutante assim como o social é mutante e passível de influencias culturais, religiosas, etc., é difícil de ser analisada sobre um ponto específico e estagnado. A autora fala que é necessário, repensar os fundamentos da própria reflexão psicológica , ou seja, repensar o modo de repensar conceitos e interpretações num mundo onde a globalização, virtualidade, diversidade, etc. moldam tal sociedade.

        Consequentemente, é falado sobre a perda da confiabilidade na epistemologia que provinda de uma origem nos padrões científicos da Modernidade, os aponta para o fim de um ciclo de uma certa ordem científica. Como pode alguém ser sujeito de uma cura se vê a si mesmo contaminado pelo que quer curar? Ela (a epistemologia) se torna incapaz de compreender o presente e incapaz de estabelecer um juízo crítico adequado.

         A autora fala, então, do paradoxo da contemporaneidade, que se da pela duração do passado e pela obcecada tendência pela instantaneidade, o que temos é um futuro que se torna presente cada vez mais rápido e cujos únicos observadores vivem no passado, fazendo com que  possuam uma visão que se torna cada vez mais turva dada a distância crescente imposta por seus passos lentos.

 A autora aponta para a imposição da realidade social e psicológica descrita pela Psicologia sobre aquele que a vivencia, ainda que divergente de tal vivência, como se dá por meio da definição de normalidade e anormalidade neste sentido, fazendo-se valer de seu status científico para tanto. Como solução para este impasse a autora aponta uma retomada histórico-filosófica da concepção de realidade social, identificando e valendo-se dos determinantes sociais para uma construção de um novo modelo mais aproximado para o uso na Psicologia Social.

FONSECA, Tânia M. G. Epistemologia. In: Psicologia Social Contemporânea. Marlene Neves Strey (org.). 10ª ed. Petrópolis : Vozes, 2007. pg. 36, 48.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com