TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão socialmente responsável

Resenha: Gestão socialmente responsável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão socialmente responsável abrange temas que vão desde códigos de ética, práticas de boa governança corporativa, compromissos públicos assumidos pela empresa, gestão e prevenção de riscos, até mecanismos anticorrupção, diversidade, bem como a extensão desses compromissos por toda a cadeia produtora envolvida na relação com os fornecedores.

O exercício da cidadania empresarial é resultante das ações internas e externas de responsabilidade social desenvolvida pelas empresas. Com isso, a empresa torna-se cidadã quando retribui para o desenvolvimento da sociedade por meio de ações sociais direcionadas para suprir ou atenuar as principais carências dela em termos de serviços e infraestrutura de caráter social, não que isso seja uma obrigação, mas que seja de forma involuntária, tendo apenas o sentimento de ajudar ao próximo.

O atendimento ao cliente é sem dúvida um dos grandes diferenciais, referindo à competitividade no mercado. A principal causa é a crescente exigência do público consumidor, e a concorrência acirrada entre as empresas do mesmo ramo onde o menor preço nem sempre é o principal diferencial. Nesse contexto englobam aspectos que determinam os direitos e deveres de ambas as partes, mas o mais importante é manter o bom relacionamento com o cliente, reconhecendo as eventuais falhas ou erros da empresa no processo e agir sempre de forma ética.

Como dizia Santos (1999, apud Ourives, 2006. p6), nos dias de hoje é preciso pensar e pensar rápido, com coragem e ousadia, numa nova ética, para o desenvolvimento.

Portanto, os profissionais envolvidos no sistema devem sempre manter preocupação e atenção com a ética, concentrando-se em dois grandes pontos: estar cumprindo suas obrigações legais, dentro das normas preestabelecidas; e que mesmo que os clientes não tenham seus desejos atendidos, ter a preocupação para com os próximos, para não acontecer os eventuais erros. Dessa forma, o empresário poderá fornecer programas para o desenvolvimento administrativo que incorpore a ética nos treinamentos internos da empresa, pode assim, alcançar todos os níveis hierárquicos, fazendo com que a ética seja praticada amplamente por todos, sem distinção, prevalecendo o respeito mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com