TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glosario de sociologia

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

GLOSSÁRIO DE SOCIOLOGIA

D

DOMINAÇÃO - constitui- se na probabilidade de um indivíduo ter suas ordens obedecidas. Assim a dominação depende de duas partes: daquela que domina e daquela que se deixa dominar.  (klickeducacao)

O

OBJETO DA CIÊNCIA POLÍTICA – o objeto da ciência política é o estudo da política, das estruturas e dos processos do governo. (infoescola)

P

PODER – é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio da influencia ou da força. (significados)

POLÍTICA - denomina-se a arte ou a ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. (wikipedia)

T

TIPOS DE DOMINAÇÃO – segundo Weber, temos três tipos de dominação: a tradicional, a carismática e a legal/ racial.

O conceito de dominação constitui-se na probabilidade de um individuo ter suas ordens obedecias. Isto é não basta que um indivíduo queira dominar o outro, esse outro precisa estar disposto, precisa querer obedecer. Desse modo a dominação/ poder depende das duas partes.

Dessa forma, podemos definir poder como um potencial que se atualiza em ação, de sorte que se pode apreender o conceito de poder a partir do modelo de ação que o subjaz, com profundas conseqüências para a extensão do objeto da Ciência Política, pois muitos estudiosos em ciências sociais, principalmente os dedicados em ciências políticas tem debatido sobre essa questão de política, mas afinal o que é política?

Max Weber para quem o poder é a capacidade de disposição sobre os meios que permitam influenciar a vontade do outro, a arte de dominar e administrar um estado ou uma nação, pois é através do voto por exemplo, que o cidadão exercer seus direitos perante a sociedade, podendo escolher seus representantes, analisando suas propostas para depois poder cobrar o que foi prometido, pois a política localiza-se sendo uma atividade humana relacionada ao exercício do poder, pois precisa sempre estar vinculando o sucesso da ação à sua capacidade de provocar no mundo o estado de coisas desejado, o que depende da vontade do outro, e por isso mesmo, o individuo deve ter à sua disposição meios que o induzam ao comportamento desejado, isto é ao poder.

Assim surgiram na sociedade várias formas de dominação/poder, que estão presentes no nosso dia-a-dia, podendo citar como os ensinamentos de uma mãe para um filho, um presidente governando um país e entre outros, pois nesses exemplos, existe uma forma de autoridade sendo exercida, uma forma de poder presente.

Para o autor Max Weber o poder é a “possibilidade de impor ao comportamento de terceiros a vontade própria” (WEBER, 2004), ou seja, o exercício do poder impõe que o individuo faça, independente de ele querer ou não. Mas além de Weber outros autores abordam a questão de poder como Michel Foucault e Pierre Bourdieu, para eles a relação de poder/dominação pode ocorrer em comum acordo, assim as relações sociais são baseadas em uma distribuição desigual dos recursos.

Pois, para Bourdieu, cada pessoa tem seu capital, no qual vai adquirindo ao longo da vida, mas ele não se refere ao capital em dinheiro, mas sim um ganho como por exemplo, um professor que ao fazer uma especialização, um mestrado adquiri uma grande aprendizado, uma conquista para sua carreira, sendo um ganho valioso que ele levará para vida toda.  

Segundo Bourdieu e Foucault as pessoas que detêm menos recursos aceitam essa condição, pois eles estão inseridos nesse meio, assim aceitam a condição inferior, acreditando que do jeito que as coisas estão organizadas é o certo, se adaptando as regras que estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com