TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança E Responsabilidade Social

Relatório de pesquisa: Governança E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTAS DO CAPÍTULO 8

1. A lógica econômica atual demonstra uma sociedade direcionada e preocupada para os ganhos econômicos e para um consumo forte e intenso. Apesar dessa economia voltada para o mercado onde trouxe alguns benefícios é possível observar desequilíbrios e desajustes em relação ao bem estar humano, o meio ambiente e os prejuízos ecológicos. A partir disto, como seria o processo correto e menos custoso de se fazer uma mudança em direção a uma economia verde?

2. Uma importante discussão no capítulo mostra a importância que as corporações possuem na sociedade, ou seja, a participação do setor privado no PIB e a parcela significativa de gerações de emprego. Por isso, utilizar esse setor de maneira correta é um desafio, devido a alguns fatores como: os custos de externalidades, a alavancagem financeira, o lobby corporativo. Assim, de que maneira a atuação das corporações pode ajudar de fato num novo modelo econômico?

3. Com objetivo de criar um novo modelo que pudesse incorporar como prioridade a questão ecológica e ambiental além de políticas que possam de maneira correta lidar com ferramentas contábeis, com a alavancagem financeira, com a cobrança de impostos, entre outras. Surgiu então o Modelo Corporativo 2020 que apesar de ter como data limite 2020 para o seu funcionamento se for visto de maneira objetiva esta data encontra-se de certa forma perto. Como fazer que este modelo fosse colocado em funcionamento e cumpra a data estipulada? Que mecanismos são necessários para atingir o objetivo desejável?

PERGUNTAS DO CAPÍTULO 9

1. As mudanças históricas ocorridas durante toda a sociedade moldaram as atividades e ações das pessoas, assim pode-se visualizar quando é analisada a revolução industrial. Fato tão importante para direcionamento da vida e dos moldes desenvolvidos na economia onde a utilização de combustíveis fosseis se fez presente e que resultou na máquina que moveu todo o sistema industrial. Portanto, a importância dos combustíveis fosseis é algo determinante para o progresso econômico obtido, porém seu o seu uso indiscriminado e não renovável gera preocupações principalmente para área ambiental. De que forma é possível substituir o uso de um recurso de tal importância e vital para o crescimento e desenvolvimento industrial?

2. A necessidade atual encontra-se em descobrir e utilizar novas formas de energias renováveis que possam substituir os “velhos” meios de energias utilizados durante toda a história. Porém a conscientização das pessoas sobre a real necessidade de mudar os recursos não renováveis para renováveis e algo limitador para que a mudança de fato aconteça. Assim, quais seriam as ferramentas necessárias para que a energia limpa se estabeleça de forma significativa por todo o mundo?

3. A iniciativa em utilizar energias renováveis como algo primordial para a sociedade e economia parece algo ainda em nível inicial. Devido à necessidade cada vez mais eminente em utilizar essas matrizes renováveis, é importante que se tenha investimentos substanciais para tal transição. De que maneira é possível que essa transição aconteça imediatamente de modo a propiciar um sistema econômico sustentável?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com