TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Sociais

Casos: Grupos Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  181 Visualizações

Os símbolos de um grupo social se caracterizam por representar algo mais complexo e abstrato. São exemplos de símbolos: a bandeira nacional, representando um país; o logotipo de uma empresa, simbolizando, etc. A linguagem é o conjunto de símbolos mais importante em um grupo social. Sem a linguagem não haveria organização social humana em nenhuma de suas manifestações: política, religiosa, cultural, etc.

Os grupos sociais também são sustentados por valores. Valores são conjuntos de ideias e opiniões que regem o comportamento da sociedade dentro de um contexto social. Os valores estão em constante evolução. Um exemplo de mudança de valores é a do trabalho feminino, onde algum tempo atrás, o trabalho doméstico e a criação dos filhos eram considerados trabalhos exclusivamente femininos. Hoje em dia, esse valor está mudando, já que as atividades são divididas naturalmente entre o casal. Todo grupo social dispõe de meios que o sustente. Sem esses mecanismos, os grupos sociais não existiriam, tudo seria uma anarquia geral. O primeiro mecanismo de sustentação é a liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. O homem mostrou ao longo da história a importância que a liderança tem sobre os grupos sociais, já que desde a pré-história já existiam líderes.

Existem dois tipos de liderança, a institucional, que deriva da autoridade e sua promulgação; e a pessoal, originada pelas habilidades próprias do líder. Desta forma, um líder institucional pode não ter nenhuma habilidade ou característica de líder.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com