TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Grupos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  2.118 Visualizações

Página 1 de 2

Vários grupos sociais têm, nos últimos anos, aumentado consideravelmente sua visibilidade social e obtido o reconhecimento de suas especificidades culturais, como as mulheres, os negros, os gays, os índios e outros. Contudo, manifestações de intolerância contra indivíduos desses grupos são verificadas com frequência.

O que mais tem caracterizado o posicionamento da sociedade brasileira em relação a esses grupos?

Reconhecimento ou intolerância?

Posturas etnocêntricas ou relativistas?

Durante os últimos anos, tem se falado sobre diversidade, respeito às diferenças e luta contra o preconceito, bem como uma busca pela igualdade. A concepção de que os seres humanos merecem respeito pelo ideal de humanidade e dignidade, é um bastão que tem levado os militantes dos Direitos Humanos a lutarem contra todas as formas de discriminação, preconceito, desigualdades, injustiças sociais, políticas e econômicas, violência física ou psicológica e impunidades de toda a sorte.

Os grupos minoritários foram contemplados com diversas politicas publicas especificas, essas políticas serviram para garantir direitos fundamentais já assegurados pela Constituição Federal, mas ainda carente de uma devida efetivação da lei. Direitos como a liberdade de culto religioso, a proteção a mulher contra a violência e também a conquista de direitos pela profissão, garantia de cotas raciais a população negra, o reconhecimento das relações homo afetivas e o problema da terra que é um conflito envolve índios e camponeses por todo o Brasil.

Junto a essa conquista por direitos sociais, levantou-se os conservadores da sociedade brasileira, esses grupos até então estavam acomodados com a situação de submissão em que se encontravam essas minorias, mas a conquista de direitos, provocou uma revolução de grupos conservadores, essas manifestação em um primeiro momento invadiu o campo da discussão política, em momentos essa intolerância toma posse dos discursos como por exemplo personalidades importantes da mídia reproduzindo discursos carregados de segregação e etnocentrismo. Em grupos mais extremos essa intolerância ultrapassa os discursos agressivos e chega a violência de fato como está comprovado em vários eventos no Brasil veiculados pela mídia nacional.

Podemos observar que as políticas sociais praticadas pelo Estado brasileiro recebem a todo o momento uma dualidade de retorno por parte da população, por um lado os beneficiários e os que defendem uma maior força do Estado em implementar políticas sociais, por outro um grupo mais conservador que acredita na ascensão social por livre iniciativa do indivíduo.

É necessário neste momento construir a sociedade brasileira usando dos próprios parâmetros por ela oferecida valorizando a nossa cultura e a sua diversidade cultural. As medidas adotas pelo governo em defesa de minorias organizadas contribui para a construção de um relativismo, o que é importante para uma maior ampliação dos benefícios e criação de oportunidades para todos de forma a corrigir as injustiças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com