TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Étnicos Matewe

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução        2

Objectivos:        2

Grupos étnicos Matewe        3

Origem:        3

Organização social do grupo étnico dos matewe        3

Nascimento e a passagem do grupo étnico dos Matewe        3

Ritos de Iniciação dos Matewe        3

Fase de Menstruação        4

Matrimonio dos Matewe        5

Doença e cura do povo Matewe        6

Morte e cerimónias fúnebres        6

Religião e cultos tradicionais        7

Dança e o seu papel social        8

Hábitos alimentares do povo Matewe        9

Kwechete (quiabo seco em pó)        9

Kadududzira        10

Mkundza        11

Tabus e mitos alimentares        12

Análise do impacto nutricional de saúde sobre todos mitos alimentares        13

Conclusão        14

Referência bibliográfica        15


Introdução

O presente trabalho relacionam se com o grupo étnico dos Matewe, da província de Manica, por sua vez dentro disto encontra se, origem, organização social do grupo, nascimento, os ritos, matrimonia, doenças e cura do grupo, morte e cerimónias fúnebres. Além só, a religião e cultos tradicionais, a dança e o seu papel social, hábitos alimentares, tabus e mitos alimentares e análise de impactos nutricional de saúde sobre todos mitos alimentares.

Em relação com os Matewe, pertencem ao grupo Shona, com o código S.13B, na classificação M. Guthrie (1997/71), citado por Sitoe e Ngunga (2000), que por sua vez se subdivide em Barke (norte da província), Manyika e Tewes (centro) e Ndau (sul da província de Manica).

Objectivos:

 Geral:

  • Abordar aspectos relacionados com grupo étnico dos Matewe, da província de Manica em particular nos Distritos de Chimoio, Gondola, Sussundenga e uma parte do distrito de Manica, concretamente no posto administrativo de Vanduzi.  

Específicos:

  • Identificar a localização do grupo étnico dos Matewe;
  • Classificar o grupo étnico dos Matewe, tendo em conta os hábitos, tabus e mitos alimentares;
  • Descrever os processos deste grupo étnico dos Matewe, ligado com ritos de iniciação e matrimonio;
  • Explicar a maneira como procede a doença e cura, além só, o impacto de todos mitos e tabus dos Matewe.  

Grupos étnicos Matewe

Origem:

Ciwuteciuteecitewe, tewe ou matewe é uma das língua bantu de Moçambique, faz parte da família Níger-Congo, esta é falada na província de Manica, em particular nos Distritos de Chimoio, Gondola, Sussundenga e uma parte do distrito de Manica, concretamente no posto administrativo de Vanduzi. Os Matewe pertencem ao grupo Shona, com o código S.13B, na classificação M. Guthrie (1997/71), citado por Sitoe e Ngunga (2000), que por sua vez se subdivide em Barke (norte da província), Manyika e Tewes (centro) e Ndau (sul da província de Manica).

Organização social do grupo étnico dos matewe

Os Matewe é um grupo étnicos que habitava no vale do Zambeze, do centro de Moçambique até ao seu litoral, e leste do Zimbabwe ao sul do Mutare.

 Os ancestrais dos Matewe eram guerreiros da Suazilândia que se juntaram com a população local, constituída etnicamente por Manikas, Tewes, Barwes nas províncias de Manica e Sofala. A população local do Zimbabwe, antes da chegada dos Nguni, descenderia primordialmente de Mbire próxima actual Hwadza.

Nascimento e a passagem do grupo étnico dos Matewe

Este grupo étnico, nasceu na família Níger-Congo, por sua vez, os tewes, é uma juncão de dois povos de países Níger e Congo. Para tal, actualmente o povo instalou em Manica através das actividades agrícolas no vale de Zambeze, sendo assim, já são naturalista da província de Manica.

Ritos de Iniciação dos Matewe

 Ritos de iniciação são cerimónias de carácter tradicional e cultural praticado na província de Manica, que visa preparar o adolescente para encarar a outra fase da vida, isto é, a fase adulta. Visam essencialmente a integração pessoal, social e cultural do indivíduo, permite ao indivíduo reunir múltiplas influências do seu meio para em seguida integrá-la na sua maneira de pensar, de agir e de si comportar, o indivíduo participa activamente nas actividades e na vida do grupo que pertence.

O objectivo destas cerimónias é de preparar os rapazes e as raparigas para a vida matrimonial e social e com o rito de iniciação os rapazes e as raparigas têm o acesso a participação e ao conhecimento de certos mistérios.

 Fase de Menstruação

 Quando a mãe descobre na filha, os sinais de menstruação ou tende certificar-se bem da verdade se é real a suposição. Acordam a menina e esta, por tudo ter sido preparado em segredo, assusta-se. Mandam-na pôr de pé e molham-na toda três ou 4 vezes. Depois tiram-lhe toda a roupa para só lhe colocar uma pequena tira de pano que -lhe passa por entre as pernas.

Todas as mulheres se sentam, a madrinha senta-se no meio delas, estende as pernas e manda sentar a rapariga com a cabeça levantada e encostada a si.

 Nesta atitude começam a cantar, explicando a rapariga que não tenha medo que aquela doença é normal; dão-lhes norma de higiene e ensinam-lhe como ela deve fazer acto sexual com o seu homem. A madrinha vai-lhe explicando tudo com gesto no corpo. Tia ou Prima levanta a rapariga, prende-lhe as pernas agarram-lhe os braços, deita a por terra e cai sobre ela. Levanta-a, agarram-lhe pelo corpo e atira-a de novo ao chão com toda a força. Isto repete-se várias vezes, as vezes seguidas para que a menina pague e sofra desta maneira pelo mal que fez com as suas maldades passadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com