TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"GÊNIO INDOMÁVEL" - Ensaio Cinematográfico Crítico-sociológico

Monografias: "GÊNIO INDOMÁVEL" - Ensaio Cinematográfico Crítico-sociológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 3

A busca por igualdade social é, há séculos, um tema bastante polêmico na história, política e sociologia. Se ela é alcançável ou não, depende do conceito de igualdade a ser utilizado, pois, como foi discutido em sala de aula, a igualdade absoluta entre os indivíduos é impossível, entretanto uma certa equidade em termos de igualdade de direitos e oportunidades, tal como a correção de diferenças sociais por meio de ações afirmativas é algo concretizável e benéfico para a sociedade. No drama cinematográfico escolhido para o ensaio, “GÊNIO INDOMÁVEL” (1997), dirigido por Gus Van Stant, é possível encontrar alguns desses conceitos sociológicos.

O filme conta a história de Will Huntin (Matt Damon), que trabalha como faxineiro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e mostra-se um gênio da matemática. Will, que já tinha ficha criminal, é preso por agressão e roubo, mas consegue uma condicional com a ajuda do renomado professor de matemática Gerald Lambeau (Stellan Skarsgard). Estudando matemática sob a supervisão de Lambeau e fazendo terapia com o doutor Sean Maguire (Robin Williams), Will tem a chance de conhecer melhor a si mesmo e superar seus fantasmas do passado, como o abuso que sofria quando criança.

Apesar de ser um filme com acontecimentos previsíveis, como o sucesso intelectual do protagonista, seguido pela crise de relacionamento com a namorada e do abandono da potencial carreira acadêmica, é possível perceber a complexidade por trás do personagem principal, por misturar sua genialidade, tendo em vista sua classe social mais baixa, com sua agressividade e dificuldade de aprofundar relacionamentos, influenciados por traumas passados. Essa complexidade, tal como a fuga dos padrões de qualquer tipo ideal de personagem, evidencia a inegável e inextinguível diferença entre os indivíduos.

Outro caso do filme passível de comparação com o tema da aula é o fato de Lambeau e Sean terem tido educação semelhante, ou seja, provavelmente partiram de uma mesma situação social e de uma suposta igualdade de oportunidades, e tiveram sucessos bem diferentes em termos financeiros, profissionais e de prestígio, muito em função de Sean ter tomado diferentes decisões e abandonado certos projetos de vida por causa de sua esposa. Esse caso entra em conflito com a ideia de mensuração de classes, pois, ainda que em ocupações sociais semelhantes e grau de escolaridade parecido, atributos não observáveis têm fundamental influência na condução da vida de ambos os personagens, e também vai contra a lógica determinista ao passo que o meio não os conduziu a uma situação semelhante.

Por fim, também na questão de igualdade de oportunidades, há a análise de que o sistema educacional universitário na sociedade estadounidense é bastante desigual e elitista, na medida em que, ao contrário do caso brasileiro, apenas os ricos são capazes de proporcionar aos filhos um ensino superior de qualidade. Nesse contexto, Will jamais teria sido descoberto se não fosse pelo contato indireto com as salas de aula e auditórios do MIT, e pelos desafios de Lambeau, devido à sua ascendência de baixa renda. Isso mostra a importância de melhorar o acesso ao ensino superior, que além de permitir ascenção social, aumenta a probabilidade de se encontrar gênios como o protagonista e favorece o desenvolvimento em todas as esferas sociais. A igualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com