TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE SABAR

Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DE SABAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

HISTORIA DE SABARA

Sabará foi o primeiro povoamento de Minas Gerais. A cidade tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu e foi criada a freguesia em 1707, que foi elevada a vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. É cidade desde 1838.

Atualmente, sua população estima-se em 133.528 habitantes. Em 2011, o PIB a preços correntes era 1.478.668 mil reais.

A escolha para a abertura de um escritório de Contabilidade em Sabará deve-se ao fato de que na região a economia se baseia na indústria siderúrgica e no extrativismo mineral - minério de ferro e ouro, extraído principalmente da Mina do Cuiabá. A estas atividades, alia-se o Turismo, já que a cidade abriga, sem dúvida, alguns dos preciosos monumentos da memória histórica e cultural de Minas Gerais.

Por ser uma cidade histórica possui grande número de visitantes anualmente com os festivais como: Festival da Jabuticaba e da Banana, Rodeios, Carnaval.

Devido à variedade de atividades econômicas e ao fato de possuir baixa concorrência no meio contábil, acreditamos que seria viável e lucrativo a abertura de nosso próprio escritório em Sabará.

Conclui-se que a cidade de Sabará apesar de ser uma cidade consideravelmente pequena, se mostra viável a muitos investimentos, e atrai grande público turístico, fortalecendo ainda mais as possibilidades de investimentos tanto no setor siderúrgico quanto turístico, sendo que ambos necessitam de controle contábil e econômico de qualidade.

FILIPE ROCHA BARRETO RA: 9911167505

O 1° artigo, se trata a respeito de começar um empreendimento, onde se deve ter a Análise de mercado:

• Análise do mercado consumidor: Necessidade do Bem ou Serviço que você pretende prestar aos consumidores.

• Análise da concorrência: Se a área que você quer atuar possui muitos concorrentes, se eles possuem o monopólio do mercado, se você possui ideias convincentes para adquirir mais clientes que a concorrência incluindo os próprios clientes da concorrência entre outras influências da concorrência.

• Análise dos fornecedores: Se é de fácil aquisição e o valor que você ira destinar pelos recursos que você necessita no funcionamento da sua empresa.

• Parcerias: Onde se deve fazer a melhor parceria de acordo com os seus interesses, não ceder as grandes empresas, e não propor um acordo ruim para empresas de porte igual ou inferior a sua.

O artigo te leva a escolher da melhor forma possível o melhor negócio, quando e como se deve começar.

O 2° artigo trata-se de uma análise de mercado, um mercado de confecção falho, tendo muito desperdício de produtos, controle da forma incorreta do negócio, entre outras falhas. Onde se necessita de planos como : melhoria do número de clientes, agregar valor aos produtos, aumentar a produção e aumentar o mix de produtos. Pois o artigo revela que o gerenciamento do setor na área de Palmas é precário, por isso a SEBRAE após a análise do mercado, propôs cursos de gestão e empreendedorismo, para que os empreendedores possam cuidar melhor de seus bens, incentivando uma melhora econômica no setor de confecções na cidade de Palmas.  

JERFSON DOS SANTOS MANOEL RA:9094450073

ANÁLISE DO MERCADO

Podemos verificar que para conseguirmos ter uma ampla visão de Análise de Mercado, temos que nos atentar para três fatores que caminham lado á lado: gente,dinheiro e necessidade.

A análise do mercado consumidor é também muito importante para o negócio ou empresa que pretendemos implantar em determinada região, temos que olhar a necessidades da pessoas, para o produto ou serviços, a vida econômica de cada pessoa para adquirir o determinado produto etc, mas temos que nos atentar para dois fatores que fará a diferença no seu empreendimento: Fator Quantitativo e Fator Qualitativo.

No Fator Quantitativo podemos adquirir informações nos seguintes órgãos: IBGE, Associados comerciais e Industriais, Sindicatos, Prefeituras, Órgãos do Governo, Empresas, Pesquisas de Mercado, na Internet e em arquivos e cadastros de empresas particulares.

No Fator Qualitativo temos que tomar cuidados com os dados informados (números), porque eles podem nos enganar.

Temos que analisar também nossos concorrentes para o negócio não fracassar, muitos negócios fracassam porque o empreendedor subestimou seu concorrente e negligenciou a Análise de Concorrência. Os pontos fundamentais para Analise de Concorrência são: Produtos, Mercado, Atrativo, Vantagens, Posicionamento, Pontos Fortes e Pontos Fracos.

Temos que analisar quem será nossos fornecedores, quem serão os parceiros do negócio e procurar criar uma sociedade para fiscalizar as atitudes e decisões um do outro.

PERFIL DE EMPRESAS DO POLO DE CONFECÇÃO

É possível diagnosticar que na empresa Mercado e Vendas sobre o Polo de Confecção faltou todos os itens citados anteriormente para o negócio prosperar como:

*Análise de Mercado

*Fator Quantitativo

*Fator Qualitativo

*Análise de concorrência

Estes são alguns fatores que contribuíram para o “ GARGALO” da produção do Polo de Confecção.

Sheila da Silva Soares RA: 8803336048

Com o crescimento da renda no país, a população da classe C vem se destacando.

Pelo o seu crescimento de compras, quanto bens materiais quanto bens consumível.

Tudo devido ao poder de compra que cabe no bolso desta, faixa de renda, o consumismo esta em alta em vários setores como beleza, planos de saúde, vestuários entre outros.

As empresas visam setor pela oferta e procura colocando assim evidência tudo o que é necessário para o consumo, colocando em destaque suas promoções para visar lucros para suas empresas.

A procura também de informações, como cursos para aumentar a renda vem em alta como uma crescente, hoje as pessoas visam em se qualificar para ter uma renda melhor, é para adequar, mas no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com