TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Pensamento Economico

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

O que é, segundo Marx, o caráter fetichista da mercadoria? Qual é o segredo que precisa ser desvendado?

O fetichismo da mercadoria tem muito a ver com a questão da alienação. Nesse caso, o trabalhador já não reconhece tanto mais a sua “obra”, muito devido ao fato que ele não domina mais todas as etapas de sua produção e que também não possui os meios de produção para tal. É como se o produto tivesse surgido não por causa, mas apesar do trabalhador. Já o “segredo” a ser desvendado é o fato que esta mercadoria espelha aos homens certas questões sociais de seu próprio trabalho como questões objetivas de seu próprio trabalho, como propriedades sociais que são naturais a essas coisas.

Mostra, de forma didática, como Marx constrói o seu argumento para defender que a essência do valor das mercadorias está na quantidade de trabalho abstrato contido em cada mercadoria.

É na teoria do valor-trabalho que Marx defende essa ideia de que a essência do valor das mercadorias está na quantidade de trabalho abstrato contido em cada uma delas. Sua teoria leva em conta que o trabalho é que está por trás da produção de tal mercadoria, seja ela útil para um determinado consumidor ou não, e que ao desconsiderar esse aspecto do valor do produto viria a ser a representação de um pensamento burguês, pois estaria assim desrespeitando o trabalho do proletário que trabalhou na produção desta mercadoria.

O que é o capital para Marx? Por que ele não é um simples instrumento de produção?

Para Marx, o capital vem a ser o fruto do movimento do capitalista para que o seu dinheiro se valorize a partir dos movimentos D-M-D ou D-D’. Ele não é um simples movimento de produção pelo fato que o capital pode ser gerado sem que haja necessariamente um produto, como no caso do setor financeiro em que dinheiro gera mais dinheiro (D-D’).

O que é a mercadoria força de trabalho? Em que sentido a mercadoria força de trabalho difere da força de trabalho? Por que ela é essencial para o argumento Marxista? De onde ela surge? O que leva o trabalhador a vendê-la ao invés de buscar outra forma para sobreviver?

A mercadoria força de trabalho vem a ser uma mercadoria assim como diversas outras, com um porém, ela é especial. Ela tem a vantagem de ser uma força criadora e uma fonte de valor. Já a força de trabalho vem a ser a capacidade do proletariado de produzir mercadorias e riquezas materiais.

Qual a diferença do capital constante e do capital variável na geração de valor? O que é mais valia para Marx? O que é a taxa de mais valia? Como é possível aumentar a taxa de mais valia? O que é necessário fazer para elevar a taxa de mais valia relativa?

Para Marx, o capital variável vem a ser uma parte do capital total, que é a compra de força de trabalho (trabalhadores). Já o capital constante é a parte doo capital que se utiliza para adquirir meios de produção (maquinário, por ex.). Devemos considerar a mais-valia como a diferença entre o salário que é pago ao trabalhador e todo o valor produzido pelo seu trabalho. Sendo assim a taxa da mais valia será a relação valor do salário do trabalhador sobre o valor gerado por deu trabalho. A taxa de mais valia pode ser aumentada aumentando-se as horas trabalhadas pelo trabalhador e/ou tornando seu processo de trabalho mais produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com