TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Sociedade

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

LUANA D´ PAULA MARTINS VAZ RA: C52GJG-1 TURMA: EB1C18

HOMEM E SOCIDADE

Ribeirão Preto

2015

  1. Qual a relação entre os conceitos de cultura e nações? Exemplifique.

      Resposta: A cultura serve de referência no processo de incorporação ás sociedades nacionais de populações nativas ou de imigrantes para quaisquer nação. Por exemplo na Alemanha dos séculos XII e XIX a ideia de que havia uma cultura comum unindo as várias unidades políticas que constituíam a Alemanha servia para estabelecer um plano objetivo de unidade, na falta de uma unidade política comum, temos também como exemplo a Rússia do século XIX, um império contendo uma diversidade de povos e que estava igualmente preocupado em estabelecer uma realidade cultural comum.

2-  Diferenciar cultura popular e cultura erudita.

     Resposta: Cultura popular é qualquer cultura que pode-se falar a respeito de qualquer povo, nação, grupo ou sociedade humana. A cultura popular é o resultado de uma interação continua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo, nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore etc.

Cultura erudita refere-se à alta cultura, á cultura dominante, sempre está em oposição à selvageria, á barbárie; sendo a própria marca da civilização.

 

3-  Quais eram as características da indústria cultural?

     Resposta: A indústria cultural idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode determinar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas. Ela pode ainda ter a função no processo de acumulação de capital, reprodução ideológica de um sistema, reorientação de massas e imposição de comportamento, ela exige uma cultura capaz de homogeneizar a vida e a visão de mundo das diversificadas populações que formam as sociedades, ultrapassando barreiras de classe social e facilitando, por essas razoes, o controle das massas. Tais instrumentos seriam principalmente o rádio, a televisão, a imprensa e o cinema.

   O ritmo acelerado de produção e consumo, principalmente nos períodos de expansão das economias desses países, anda acompanhado de uma comunicação rápida e generalizada.

4- Relacionar cultura com

  1. Poder:  Esses termos se consolidaram junto com o processo de formação de nações modernas dominadas por uma classe social; junto ainda com uma marcada expansão de mercados das principais potencias europeias, acompanhando o desenvolvimento industrial do século passado. Relaciona-los enfatiza conflitos dentro das relações sociais, seja nos comportamentos, seja no ordenamento, uma vez que o poder é intrínseco nos diversos seguimentos e capaz de afetar a tudo e a todos.

  1. Mudança Social: Mudança social é toda e qualquer transformação na estrutura da sociedade ocorrida em um período de tempo relativamente certo. A sociedade não é estática. Alguns exemplos mostram que as formas de organização de uma sociedade podem ser substancialmente alteradas por mudanças sociais. A partir dessas mudanças, a história das sociedades vai assumindo formas próprias, específicas de cada sociedade através da modernidade e tradição. Há ai controle, apropriação, desigualdades no plano cultural.
  1. Etnocentrismo: Etnocentrismo ocorre quando um indivíduo, ou grupo de pessoas tem os mesmos hábitos discrimina o outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir, a História é marcada por vários acontecimentos preconceituosos, onde grupos sociais se acham melhores dos que os outros, justificando guerras, extermínios, dominações. A II Guerra Mundial é um exemplo claro e também extremo de preconceito racial, milhões de judeus, ciganos, negros, entre outros, foram mortos, simplesmente por não pertencerem e não compartilharem da mesma cultura que seus dominadores- os alemães.

          5- Explique:

             

  1. Políticas de reparação: A demanda por reparação visa que o Estado e a sociedade tomem medidas para ressarcir os descendentes de africanos negros, dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista, bem como em virtude das políticas explicitas ou tácitas de branqueamento da população, de manutenção de privilégios exclusivos para grupos com poder de governar e de influir na formulação de políticas, no pós-abolição. Visa também a que tais medidas se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.

  1. Políticas de Reconhecimento: Reconhecimento implica justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira. E isto requer mudança nos discursos, raciocínios, logicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras. Requer também que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente desconstruir o mito da democracia racial na sociedade brasileira; mito este que difunde a crença de que, se os negros não atingem os mesmos patamares que os não negros, é por falta de competência ou de interesse, desconsiderando as desigualdades seculares que a estrutura social hierárquica cria com prejuízos para os negros.

  1. Políticas de valorização de ações afirmativas: São conjuntos de ações políticas dirigidas a correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória. Atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e as discriminações, tais como: a Convenção da UNESCO de 1960, direcionada ao combate ao racismo em todas as formas de ensino, bem como a Conferencia Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Discriminações Correlatas de 2001.

       6- Porque a educação das relações étnico-raciais é fundamental para a construção da nossa democracia?

        Resposta: Por que o sucesso das políticas públicas de Estado, institucionais e pedagógicas, visando as reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros depende necessariamente de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens; em outras palavras, todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores, precisam sentir-se valorizados e apoiados, assim sendo, educação das relações étnicos-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com