TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia

Projeto de pesquisa: Homofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução:

1.1 Homofobia

A expressão homofobia foi criada em 1972, e é formada por dois radicais: Homo (igual) e fobia (medo) remetem à aversão, medo e sentimentos de desaprovação, que levam ao preconceito e a discriminação contra os homossexuais ou quaisquer representantes dos segmentos da diversidade. È importante salientar que a homofobia não é exclusiva dos heterossexuais, ela existe também nos homossexuais, apesar de suas formas e manifestações ocorrerem diferentemente.(Suplicy, 2000).

Podemos entender a homofobia como repulsa ou preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual, isto é, uma espécie de “medo irracional” ao homossexual. É importante enfatizar que o comportamento homofóbico é tema de reflexão e discussão entre os pesquisadores e estudiosos acerca do assunto. Para eles, a homofobia é uma forma de preconceito, no caso, ao homossexual, que se instaura na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão e norma.

Na verdade, a história do homem e a inúmeras denominações que foram usadas para identificar a homossexualidade, legitimam o caráter preconceituoso de nossa sociedade. Assim, a homofobia costuma ser vista como um conjunto de emoções negativas (aversão, desprezo, ódio, desconfiança, desconforto ou medo) em relação a homossexuais. Deste modo, a homofobia vai além dos sentimentos individuais trata-se de preconceito, violência contra as pessoas, discriminação, expressões de gênero e de identidades.(RIOS, 2007)

1.2 Homofobia na escola: Como lidar?

A homofobia na escola é um problema real. Seu enfrentamento requer estratégias específicas voltadas a garantir os direitos sexuais, o reconhecimento da diversidade sexual e a pluralidade das expressões de gênero. Nesse espaço, é preciso confrontar crenças e valores que alimentam os preconceitos e a hostilidade homofóbica.

Nas escolas, a homossexualidade é uma das principais causas de bullying. Sem ter referências sociais e culturais para debater a respeito da identidade de gênero e da orientação sexual, os jovens acabam referindo-se com ironia e preconceito aos homossexuais.

Para evitar o constrangimento ou bullying por parte dos estudantes, a família e a escola devem falar aos jovens sobre a necessidade de respeitar as diferenças e refletir a respeito da identidade de gênero e da orientação sexual, embora não seja fácil, mas, o assunto deve ser debatido na escola. (MEYROU, 2011)

Referencia Bibliografica

MEYROU, B. Homofobia e mito de andrógeno: uma leitura psicanalítica. In FERREIRA, A. A. GOMES, E. F. SANTOS, K. da S. OLIVEIRA, G. P. Pensamento Plural: Revista Científica do São João da Boa Vista, v.5, n.2,  2011.

RIOS, R R. Homofobia na Perspectiva dos Direitos Humanos e no Contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com