TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização

Tese: Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo compreender como os profissionais da saúde (enfermeiros e técnicos) percebem a política de humanização no cenário hospitalar e sua importância nesse processo com os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de São Luís do Maranhão. A atuação do Serviço Social na Santa Casa no atendimento a clientela interna/externa e acompanhantes em diversas situações: Socioeconômica e de saúde.Através do atendimento do Assistente Social o usuário e seu acompanhante recebem informações sobre as normas e rotinas hospitalares que lhes deixarão familiarizados com o funcionamento da instituição. Identificar e implementar melhorias de serviços de humanização na Santa Casa foi sem dúvidas uma tarefa nada fácil devido o contingente de clientela e a insatisfação dos profissionais no que tange condições de trabalho e salários, contudo, a prática do assistente social mostra que ele pode contribuir em várias demandas e não somente intervindo nas situações vividas pelos usuários Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, cuja coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista estruturada Conclui-se que a empatia, o respeito e a valorização constituem elementos fundamentais e que o profissional da saúde acredita fazer a diferença no processo de humanizar, com vistas a melhorar as práticas de cuidado baseadas na ética, no diálogo e na autonomia do paciente, de sua família e da própria equipe. Desta forma as ações de saúde em caráter humanizado são de suma importância para a efetivação do programa de atendimento, devendo estar atrelada a participação efetiva de todos os profissionais da rede a fim de realizar ações integrais e não fragmentadas, vendo o indivíduo como um todo em seus aspectos biopsicossociais.

PALAVRAS- CHAVE: Humanização. Saúde. Atendimento hospitalar.

ABSTRACT

. This study aimed to understand how health professionals ( nurses and technicians ) perceive the policy of humanization in the hospital setting and its importance in this process with patients of Santa Casa de São Luís do Maranhão . The role of Social Service in Santa Casa in serving clientele internal / external and companions in various situations: Socio- economic and saúde. Of care Social Worker user and their companion receive information about rules and routines they through leave hospital familiar with the operation of the institution. Identify and implement service improvements humanization of Santa Casa was undoubtedly not an easy task because the number of customer dissatisfaction and professionals regarding working conditions and wages , however, the practice of the social worker shows that he can contribute in various demands not only intervened in situations encountered by users This is a descriptive study with a qualitative approach, which the data were collected through structured interview was concluded that empathy, respect and appreciation are essential elements and that the health professional believe make a difference in the process of humanizing , in order to improve care practices based on ethics , dialogue and autonomy of the patient , his family and the staff . Thus the actions of health humanized character is of paramount importance for ensuring the compliance program and must be linked to effective participation of all network professionals to perform full shares and not fragmented , seeing the individual as a whole biopsychosocial aspects .

KEYWORDS : Humanization. Health. Service. hospital.

INTRODUÇÃO:

A humanização tem sido associada a diferentes e complexas categorias relacionadas à produção e gestão de cuidados em saúde, tais como: integralidade, satisfação do usuário, necessidades de saúde, qualidade da assistência, gestão participativa, o protagonismo dos sujeitos, além de uma assistência capaz de prover acolhimento e resolutividade. A humanização vem sendo algo essencial nas ações dos profissionais de saúde, nos programas e projetos que envolvem ações de educação, promoção e prevenção em saúde, sendo necessário realçar a necessidade da dimensão humana no cuidado da dor e do sofrimento, principalmente no âmbito hospitalar.

O tema foi escolhido, porque quaisquer que sejam as condições em que se desenvolva a prestação de cuidados, a postura profissional deve ocorrer com o propósito central de valorizar a qualidade no atendimento humanizado dos atendentes hospitalares ao paciente por ser um aliado na tentativa de preservar a vida e o conforto do paciente. Enfim, o atendimento em saúde é de essencial relevância, pois a constituição de um atendimento baseado em princípios como a integralidade da assistência, a equidade, a participação social do usuário, dentre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, de modo a valorizar a dignidade do profissional e do paciente.

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a qualidade do atendimento dos pacientes que procuram A Santa Casa de Misericórdia de São Luís do Maranhão, com vistas a um atendimento humanizado. Dessa forma, este artigo enfatiza atendimento prestado pela Santa Casa cuja missão essencial é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Os objetivos específicos são: verificar se há qualidade na assistência humanizada de enfermagem para melhoria no atendimento ao paciente, analisar o nível de conforto do paciente no período em que esteve utilizando os serviços da Santa Casa, identificar práticas e ferramentas voltadas para a humanização do atendimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com