TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Social

Artigo: Humilhação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Humilhação Social:

A palavra humilhação é algo que em si já nos assusta, pois todos temos medo de sofrer, porem muitas vezes não sabemos que em nosso dia a dia isto ocorrem despercebidamente com pessoas que padecem de um fenômeno muito comum a invisibilidade social.

A disparidade social já existe desde que começou a se formar a sociedade e um dos principais paradigmas sempre foi à diferenciação e degradação causadas pela humilhação social. A palavra humilhação já é uma velha conhecida de todos, até porque, cada um de nós já passou por algum momento que considerou como humilhante o que faz de certa forma a grande maioria compreender a patologia social causada pelo fenômeno da desigualdade, que é tão comum à vida cotidiana.

Se pesquisarmos cada um, tem uma definição à palavra humilhação, etimologicamente é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio, porem é muito, além disto, e é por ser tão complexo que deve ser tratado com muito respeito e com pesquisas sobre qual a real raiz deste problema, pois constantemente a sociedade cria padrões para que o indivíduo se molde, e o que não está dentro deste padrão é excluso e alheio ao olhar de admiração, sofrendo todos os tipos de violações de seu direito individual. Também podemos constatar que diante destas situações surgem grandes bloqueios psicológicos que fazem muitas vezes com que o próprio indivíduo considere-se inapto a integrar a sociedade que o rodeia.

Passei no banheiro antes de embarcar e me deparei com uma senhora com semblante bem cansado e olhar desanimado que fazia a limpeza das pias. Cumprimentei-a, como é natural quando a gente entra num lugar e encontra alguém, mas ela não me respondeu. Tudo bem pensei. Em seguida, quando fui lavar as mãos, pedi licença e desculpas por atrapalhar o trabalho dela e notei uma imensa surpresa em seu olhar quando percebeu que, de fato, eu falava com ela. Viajei para casa com o coração ligado naquela senhora. Pensei no quanto ela parecia crer que quem passa lá, na correria das idas e vindas de avião, não se importa em lhe dirigir uma palavra, um olhar, uma atenção.

Sam Samegui

Talvez seja este o principal poder de destruição da humilhação. Estes transtornos psicológicos podem ser momentâneos ou duradouros, estes cidadãos muitas vezes demonstram tristeza e insatisfação com a profissão que exerce desmotivação e descrença sobre igualdade, respeito, entendimento e gratuidade do outro com sigo. Além de sintomas físicos como dores de cabeça e a depressão. Existem muitas formas para este ato, e para aqueles que o cometem, muitas justificativas como, por exemplo, a ignorância, a classe social, etnia e etc. A ética a muito já condena estes atos, mas existem também alternativas judiciarias a aqueles que os desejem, como alegarem constrangimento moral, calunia e difamação como também agressão verbal. Uma das formas mais comuns de humilhação e descaso na sociedade atual tem a ver com a classe de trabalho e as mazelas da sociedade, ela é conhecida com “invisibilidade”.

Os personagens invisíveis, curiosamente são aqueles mais “visíveis”, por estarem presentes, na maioria das vezes, em serviços externos e de significativa aparição pública. Eles estão ali trabalhando ou apenas vivendo, e não importa sua ocupação, as pessoas passam por eles e não os enxergam. Estes indivíduos invisíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com