TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE

Por:   •  13/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. JOSÉ GADELHA

PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 007/2014–GS

 TEMA: “I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE”

DOCENTE: Professora Sande Gomes da Silva

Projeto de aprendizagem investigativa apresentado à Secretaria de Estado da Educação referente à submissão ao Prêmio Mestres da Educação do Programa do Governo da Paraíba.

Aparecida-PB, outubro de 2014.

[pic 3][pic 4]

                                                                                                                                                     

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DR. JOSÉ GADELHA

PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 007/2014–GS

 TEMA: “I SEMANA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA NOVA REALIDADE”

____________________________________________

Sande Gomes da Silva. 1

1 Prof. de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha- Rua João Amâncio Pires, nº 97, Centro-  CEP 58823-000, Aparecida/PB.

Aparecida-PB, outubro de 2014.

1. INTRODUÇÃO

        A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente.
Prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.

        Sendo considerada a mais difícil entre as demais disciplinas, o modo de ensinar está longe da realidade vivida pelo aluno, se tornando desgastante por causa de seus símbolos, termos e fórmulas que exigem do alunado concentração, atenção e procura de estrátegias para a resolução de situações induzindo a pouca reflexão fazendo com que o mesmo decore o que foi estudado. É considerada por muitos alunos em não contribuir em nada para as demais disciplinas. Se observar ao redor, é possível perceber a sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, nas datas, no pagamento de uma conta entre outros. A mesma está de alguma forma inserida no contexto das demais disciplinas seja num cálculo, numa data, como também ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico, como também está presente em tudo.

         Diante disso, é indicada a vivência em sala de aula, como uma forma de dramatizar uma situação vivida em seu dia-a-dia e levar os alunos a fazer uma reflexão integrando as diferentes atividades.

A Matemática é uma ferramenta para compreender a vida como, por exemplo, o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, a capacidade de pensar, formular ideias entre outros.

Este projeto veio para mostrar que a disciplina em questão está presente no cotidiano, só que em muitas vezes as técnicas de resolução passam despercebidas e com isso os educadores têm o dever de estimular o aluno com alternativas que facilitem a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança e a interação entre os demais.

        

        

        

2.  JUSTIFICATIVA

A Matemática para muitos alunos é uma das disciplinas mais difíceis em que quase todos ficam nas médias por conta de não ter atrativos que chamem a sua atenção.

Como foi dito anteriormente, ela está presente no dia a dia, ao utilizar o  raciocínio lógico, as quatro operações ao fazer um  lanche com os amigos, quando se faz compras, pagar uma conta... Deve-se retirar do aluno o esteriótipo de que é uma disciplina chata, difícil, que não deveria existir por ser só cálculo e outras coisas mais. E passar a ser vista como uma disciplina igual às outras: simples e que possui uma peculiaridade própria e de grande utilidade para a vida, exatamente, por conta dos números que a torna diferente e prática.

Os alunos precisam de uma aula de matemática interessante com uso da tecnologia ao seu favor, bem como a utilização de jogos, oficinas que trabalhem os conteúdos bem como que esteja ligado à realidade do aluno.

         O desenvolvimento deste projeto buscará fazer uma interdisciplinaridade com as demais disciplinas de maneira divertida, em que compreendam a importância dela com as demais utilizando nas brincadeiras, jogos construídos com os alunos do 9° ano EJA do Enino Fundamental da Escola Dr. José Gadelha.

Assim, venho sugerir uma maneira mais interessante de se trabalhar na metodologia, a experiencia prática aumentanto o prazer e o interesse pela matemática.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Promover a interdisciplinaridade entre a matemática e as demais disciplinas demosntrando a importância da mesma para nossa vida, para nossa história, procurando mostrar como ela está inserida no contexto social.

        3.2 Específicos

  • Estimular o prazer pela matemática através de jogos para melhorar a aprendizagem;
  • Construir paródias com o tema do projeto com músicas que são conhecidas nacionalmente;
  • Facilitar a compreensão utlizando o raciocínio lógico;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos durante este projeto trazendo para dentro da sala de aula no dia a dia;
  •  Mostrar a importância da matemática no meio social e cultural;
  • Entender a história da matemática e conhecer os grandes matemáticos que porporcionaram o crescimento da mesma;
  • Trazer curiosidades sobre a matemática com imagens, charges, frases etc;
  • Construir a apartir de vídeos uma nova imagem, pensamento sobre a matemática e seus elementos;
  • Interagir os alunos com propostas que façam gostar mais da disciplina;
  • Trazer palestras sobre o Abuso Sexual, IDEB- PB e o Meio Ambiente;
  • Mostrar dados reais que utilizam a matemática para se trabalhar estatística.

4. METODOLOGIA

        Deve-se formar a consciência de que os sujeitos, ao aprenderem sozinhos, para esse processo existem determinados componentes internos que não podem deixar de ser ignorados pelos educadores, que o ajudaram na aprenziagem, na complemetação de seus objetivos. Para que ocorra a aprendizagem é necessário que o educando tenha um determinado nível de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (460.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com