TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMIGRANTES NAS RUAS DE SÃO LEOPOLDO

Por:   •  24/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VILLA LOBOS

Guilherme Santos da Cruz

Luís Eduardo Jardim da Silva

IMIGRANTES NAS RUAS DE SÃO LEOPOLDO

São Leopoldo

2017

Guilherme Santos da Cruz

Luís Eduardo Jardim da Silva

IMIGRANTES NAS RUAS DE SÃO LEOPOLDO

Trabalho de pesquisa em cumprimento das exigências das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos.

Orientadores: Laís Mello, Guilherme Limberger, César Silveira

São Leopoldo

2017

DEDICATÓRIA

Dedicamos esse trabalho a todos os imigrantes que nos deram a honra de entrevista-los e a aqueles que sofrem com algo todos os dias.

EPÍGRAFE

“Queremos mostrar também quem somos nós, porque achamos que há falta de conhecimento entre os senegaleses e a população brasileira, principalmente em Porto Alegre. Está na hora da gente ter mais vínculos”

                                                  Mor Ndiaye

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos professores pelas dicas e também aos nossos colegas pelas críticas construtivas, aos entrevistados e a todos aqueles que ajudaram em algo nem que seja nos mínimos detalhes.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        10

2-MIGRAÇÃO        11

2.1-LEI DE GENEBRA        12

2.2-SENEGALESES EM SÃO LEOPOLDO        12

2.3-SENEGAL        13

2.4-HAITIANOS EM SÃO LEOPOLDO        13

2.5-HAITI        13

2.6-PROJETOS SOCIAIS E OFICINAS        14

2.7-ENTREVISTAS REALIZADAS COM IMIGRANTES        15

3-CONCLUSÃO        17

1-INTRODUÇÃO

Todos os dias, pela manhã, dezenas de imigrantes saem de suas casas com suas mercadorias para vender pelas ruas de São Leopoldo, suas vendas nem sempre são bem-sucedidas e muitos sofrem preconceito, muitas pessoas nunca pararam para pensar da história de vida desses vendedores, qual a situação no país deles e o motivo de terem vindo para São Leopoldo.

Apostamos nesse tema para demonstrar para o máximo de pessoas que conseguirmos alcançar as dificuldades e a história de vida desses guerreiros que saem de seu país em busca de condições melhores de vida.

Não achamos justa a forma como os moradores tratam os imigrantes, com muitos pensamentos preconceituosos e alegando que eles vieram para cá para roubar nossas oportunidades de emprego, o mercado de trabalho é amplo e com certeza com a ajuda de todos, todo mundo pode conseguir um emprego de qualidade.

Nosso principal objetivo ao abordar esse tema é encontrar medidas para diminuir com o preconceito utilizando de informativos ou até mesmo vídeos que possam conscientizar a população de São Leopoldo fazendo com que tratem todos do mesmo jeito, afinal somos todos iguais.

Abordaremos também maneiras de empregar mais e mais imigrantes que vem chegando no Brasil, algumas de nossas hipóteses para esse problema de desemprego são dar mais oportunidades no mercado de trabalho, tratar os imigrantes com menos preconceito e discriminação, projetos sociais a fim de ensinar aos imigrantes coisas como a língua portuguesa e pesquisar a formação dos imigrantes para poder emprega-los em suas áreas formadas.


2-MIGRAÇÃO

A migração quando dita, logo se é associada a troca de país, porém migração também pode-se ser associada a troca de Estado, Região, Bairro, domicílio, etc.

Migrar cria dois “personagens”, o Emigrante e o Imigrante, mesmo sendo denominações para uma única pessoa, o Emigrante é alguém que sai do próprio local, na vista dele mesmo ou das pessoas do local, já o Imigrante é a pessoa que chega a um local, vista de fora, pelas pessoas dos país onde está chegando.

A migração quase que sempre é feita por algum motivo específico, raramente uma migração é feita simplesmente por ser feita, os principais motivos de uma migração são econômicos, culturais, políticos e por conflitos.

O maior exemplo de migração que temos no Brasil atualmente, é a migração de nordestinos que vem para o sudeste e centro-oeste do Brasil em busca de empregos e condição de vida melhor, o maior problema é que muitas vezes são recebidos com preconceito e por isso acabam não encontrando o que procuravam.

Outra migração conhecida no Brasil é o êxodo rural que consiste na migração da população rural (fazendas, etc) para a cidade em busca de empregos e condição de vida melhor, assim como os nordestinos, porém também com o objetivo de industrializar mais o campo, adquirindo tecnologias e informações úteis para a vida na fazenda compartilhadas nas grandes cidades ricas em tecnologia.

A população Brasileira não tem muita condição para migrar para outros países, com exceção dos que possuem mais dinheiro e condições, pois normalmente a passagem de avião para outros países costuma ser muito cara e a moeda dos outros países costuma ser mais cara que o Real, fazendo não valer a pena a conversão.

O caso mais recente de países com muitos emigrantes é a Síria, muitos moradores estão saindo do país e migrando para outros países por causa dos conflitos que estão ocorrendo por lá, desde 2011 estão ocorrendo guerras civis na Síria e isso já estava fazendo com que os moradores saíssem de lá, mas em 2013 o Estado Islâmico entrou na Síria e começou a exterminar com todos que iam contra suas crenças, fazendo com que houvessem muito mais migrações.

2.1-LEI DE GENEBRA

Foi assinada entre 1864 e 1949, Genebra é o nome usado para uma lei que abriga diversos tratados para ajudar a reduzir os efeitos de guerra sobre os civis e soldados debilitados de lutar, como por exemplo um lugar onde teve algum conflito foi devastado e ficou sem condições de viver, os civis que moravam lá podem se refugiar em outros estados e países pois a lei de Genebra permite; ela também protege os soldados inimigos/aliados, evitando que eles sofram algum tipo de tortura, também protege contra escravização e outros atos desumanos antes ou durante uma guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com