TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Monografias: IMPACTOS AMBIENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1 INTRODUÇÃO............................................................................................3

2 RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPACTOS AMBIENTAIS....................................4

2.1 Resíduos Sólidos Urbanos.......................................................................4

2.2 Impactos Ambientais ...............................................................................6

2.3 Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas ..................................7

Considerações Finais.................................................................................10

Referências..................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Entender através de uma analise os diferentes aspectos socioambientais, relacionados à forma que acontece a disposição dos resíduos sólidos, buscar compreender os impactos e identificar algumas técnicas que podem ser aplicadas com objetivos de recuperar áreas degradadas. O texto apresenta uma relação da bibliografia consultada fornecendo elementos para o enriquecimento e o embasamento ao trabalho realizado de forma clara e concisa. Para analise quanta as formas de degradação ambiental que veem ocorrendo pelos excessos e na disposição dos resíduos sólidos em locais não apropriados, tem apresentado uma problemática que afeta todos que estão de forma direta e ou indiretamente ligados ao espaço ocupado.

Apresentar-se-á situações que acontecem com certa frequência na região analisada que está localizada neste Município de Machadinho D Oeste- RO. um Município que enfrenta problemas com os sistema de disposição dos lixos produzidos na área urbana e que tem sido motivos de preocupações para as entidades fiscalizadoras, pois através de pesquisa de campo, complementando com pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo, abordar as situações envolvendo os sistema de lixão que o Município utiliza e levar a discussão a necessidade que os gestores municipais tem em elaborar métodos que sejam eficaz na organização e recuperação de áreas degradadas pelos sistemas de lixões a céu aberto. Pois este sistema de lixão tem sido apontado pelos pesquisadores, como o mais poluente e degradante para a natureza, pois se está contaminando ar, solo atmosfera;

Entender ainda os procedimentos ambientais que devem ser adotados no descarte de resíduos, compreender alguns instrumentos e mecanismos ambientais, os quais devem ser aplicados com responsabilidade socioambiental.

Serão utilizadas referências de artigos, legislações, normas técnicas, autores e materiais disponibilizados nas web aulas do curso de gestão ambiental.

2 RESÍDUOS SÓLIDOS: IMPACTOS AMBIENTAIS

2.1 Resíduos Sólidos Urbanos

Existem resíduos: sólidos, líquidos e gasosos, o analisado para este trabalho foi o sólido urbano. Na cidade escolhida para o campo de pesquisa, deparou-se com a problemática envolvendo o sistema de lixão utilizado que é o conhecido sistema de lixão a céu aberto. Mas segundo relato do Secretário Municipal do Meio Ambiente e Pesca, Senhor Hudson, a Prefeitura já está com um projeto aprovado, para a implantação do sistema de aterro sanitário, onde o antigo lixão será desativado. Machadinho é dos 52 Municípios do Estado de Rondônia, localizado a 400 km da capital Porto Velho, fica localizado na região norte do Estado. Uma cidade com aproximados 33 anos de existência, em plena região da floresta amazônica.

Este Município, como os demais deste País, também enfrenta problemas com os lixos urbanos, entre outros. O sistema de destinação de lixo é o lixão a céu aberto a aproximados 300 metros de áreas habitadas, desta forma os problemas se avolumam, devido o grande aumento dos resíduos sólidos descartados no local. A legislação sobre resíduos sólidos, demais assuntos pertinentes ao seu descarte, reponsabilidade, forma de coleta, enfim uma reponsabilidade compartilhada. A poluição ambiental significa a degradação ambiental causada por agentes poluidores, como: gases nocivos, resíduos líquidos e sólidos, e podem afetar o ar, a água e o solo. Os resíduos da construção civil, traz transtornos até mesmo na sua destinação final, onde nas cidades pequenas esses tipos de resíduos são abandonados em terrenos baldios e até mesma na beiras das estradas. Segundo a Resolução 307 do CONAMA;

Os resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. São eles: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc. (Resolução 307/CONAMA).

Segundo Cabral; Moreira (2011, p.11) quanto classificação dos resíduos; “A classificação dos resíduos sólidos pela NBR 10.004 (ABNT, 2004a) está relacionada com a atividade que lhes deu origem e com seus constituintes”. Desta forma, os resíduos sólidos são classificados em:

A) Resíduos classe I

• Perigosos;

B) Resíduos classe II

• Não perigosos;

• resíduos classe II A – Não inertes.

• resíduos classe II B – Inertes.

A Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Onde esclarece sobre os resíduos, no Art. 3º:

XVI – resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com