TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Pública

Disciplina: Psicologia Organizacional

UNEMAT-UAB-ARENÁPOLIS

ARENÁPOLIS/MT 2014

A IMPORTÂNCIA DOS TREINAMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

A palavra Treino ou Treinamento está relacionado à aquisição de conhecimento, habilidades e competências, seja ela através de formação profissional ou de habilidades práticas específicas. As organizações, tendo conhecimento desse fator, precisam se preocupar em treinar seus profissionais, em todos os níveis. É imprescindível desenvolver os conhecimentos explícitos (conceitos, fatos e teorias apreendidos através de esquemas cognitivos) e tácitos (construção pessoal, mediante experiências e interpretações).

Com base nesses conhecimentos, foram entrevistados dois gestores públicos, onde um deles desenvolve suas atividades voltadas ao setor se segurança e o outro voltado ao sistema educacional.

Na área de segurança pública foi entrevistado o Agente Penitenciário, Bacharel em Direito, Sr. M. R., que atualmente exerce o cargo de Diretor da Cadeia Pública do município de Diamantino-MT, que acerca de 3 meses, está liderando 15 Agentes Penitenciários que custodiam 59 presos. Foram lhe feito as seguintes perguntas:

1) Existe programa de treinamento nessa organização?

Resposta: Não existe programa de treinamento.

2) Como funciona esse programa (caso não, verifique se há um projeto para ser feito e descrever os motivos que levaram a não ter tal pratica)?

Resposta: Não existe projeto voltado para treinamento de gestão, diante ao numero de gestores existentes, se torna inviável um programa de treinamento de gestão especifico para a demanda existente. Anualmente é organizado encontro de gestores, oportunidade de interação com outros gestores e troca de experiências.

3) Qual importância que você percebe (caso tenha ou mesmo não tenha) de programa de treinamento dentro de organizações de trabalho?

Resposta: Treinamento e aperfeiçoamento são importantes para desenvolver em cada profissional o melhor desempenho diante das atribuições e desafios impostos na carreira.

Já na área de educação foi entrevistado O Professor J. A., que atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola Estadual Plácido de Castro, localizada no município de Diamantino-MT, que atual na direção a 7 meses, e está à frente de 42 profissionais da área de educação, como: Inspetores, Professores, Secretário, Coordenadores, Auxiliar Administrativo Educacional, Guardas Patrimonial e Porteiro. Foram lhe feita às mesmas perguntas, obtendo como respostas:

1) Existe programa de treinamento nessa organização?

Resposta: Não existe programa de treinamento especifico para esta função.

2) Como funciona esse programa (caso não, verifique se há um projeto para ser feito e descrever os motivos que levaram a não ter tal pratica)?

Resposta: Atualmente existe um curso de aperfeiçoamento de gestão pública, ministrado pela Escola de Governo do Estado de Mato Grosso, com carga horária de 200 horas, distribuída em 9 módulos: Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais; Elaboração de Contratos; Gestão de Convênios; Licitação; Previdência de Servidores; Legislação Pessoal; Contabilidade Pública; Orçamento Público; Atendimento ao Público e Desenvolvimento de Liderança. Além de encontros de Diretores Escolares promovido pela Secretaria de Educação - SEDUC, oportunizando a troca de experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com