TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDISSOCIABILIDADE DO SER HUMANO

Trabalho Universitário: INDISSOCIABILIDADE DO SER HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 2

• Por que, para os filósofos gregos, cidadão e polis são indissociáveis?

Partindo do pressuposto que o homem é um animal social como já dizia Aristóteles tem-se que a própria constituição da sociedade é uma consequência desta característica natural do ser humano. Com isto, os gregos entendiam a relação do homem em sociedade, cidade-estado(polis) como vital para o alcance do bem comum através de uma organização universal que direcione a vida em comum e por consequência a de cada ser humano de forma integrada.

• Quais são as principais mudanças da relação esfera privada e esfera pública na modernidade e na pós-modernidade?

Na modernidade, o poder político era exercido de forma impessoal, isento da influência da sociedade civil e atreladas ao Estado. Na Pós- Modernidade, o poder institucionalizado do Estado é minimizado, descentralizando-o em funções de segmentos determinantes da vida privada e da própria sociedade;

• Aristóteles considera que a finalidade da ciência política é o bem do homem, e é mais desejável alcançá-lo ou persegui-lo para uma cidade do que para um único homem. Explique a partir da frase de Aristóteles, qual a relação entre ética e cidadania.

Aristóteles considerava que a felicidade humana só poderia ser alcançada junto à cidade, a sociedade na qual se relaciona de forma interligada, A própria cidadania estaria condicionada ao posicionamento humano que buscasse primeiramente o alcance do bem comum, tendo como base um comportamento ético que assim o determinasse,

2) Nesse tópico, você foi convidado a refletir sobre a condição do homem na Grécia antiga e em que bases se assentava o direito nessa época. Diante dessa reflexão e de tudo o que estudou, sistematize o que você sabe acerca da condição do homem, enquanto indivíduo, na esfera da jurisdição internacional (leia-se, os Tribunais internacionais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com