TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA MIDIÁTICA NOS PADRÕES DE BELEZA TRANSTORNOS ALIMENTARES NAS ADOLESCENTES

Trabalho Universitário: INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA MIDIÁTICA NOS PADRÕES DE BELEZA TRANSTORNOS ALIMENTARES NAS ADOLESCENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 5

Hoje, no Brasil e no mundo vivemos em um tempo em que há exaltação da aparência. A beleza é um mecanismo de legitimação social, instrumento de socialização e atributo de poder. É comum, por exemplo, o fato de que quem é bonito e magro, destacar-se na sociedade.

O conceito de beleza veiculado pela mídia, principalmente a televisiva no caso do Brasil, tem sido aliado à saúde, ao bem-estar e ao sucesso. Nesse sentido, um dos princípios mais difundidos por tais veículos de comunicação na sociedade contemporânea diz respeito ao peso ideal. Em detrimento de um copo padronizado e valorizado, há a rejeição ao obeso, o que incita uma busca obsessiva pelo emagrecimento a qualquer custo. Para moldar a silhueta e fugir da obesidade, que sugere desleixo e descuido com a própria saúde, há cada vez mais um maior número de pessoas, principalmente meninas adolescentes, que chegam ao absurdo e ao limite de privar-se da alimentação e da nutrição saudável pela preocupação com a estética e com a própria imagem. Esses padrões as fazem acreditar que só serão socialmente aceitas se inseridas nos mesmos.

Entendida como consumo cultural, o culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias. O cinema de Hollywood, a partir dos primeiros anos do século XX, ajudou a criar novos padrões de beleza e a difundir novos valores de cosumo ao projetar estilos de vida glamourosos ao mundo inteiro. Controlar o peso corporal, mesmo por dietas sem fundamento e por exercícios físicos exagerados, tornou-se necessário para se adequar aos novos tempos.

Essa intensa exposição de mulheres com corpos esculturais – em televisão, revistas, internet – provoca um desejo imediato de buscar por esse ideal. A indústria midiática e a publicidade dão reforço e estímulo ao culto do corpo na sociedade contemporânea. Cirurgias plásticas, academias de ginástica, alimentos light/diet e cosméticos são as vias de conquistas da propagada perfeição estética e da atração pela aparência. No entanto, como nem todas as pessoas conseguem atingi-lo surge um sentimento de frustração, inferioridade e incapacidade. Isso, certamente, envolve consequências negativas e, em alguns casos, irreversíveis para a saúde e a para a autoestima.

PRÉ-PROJETO

Tema: Mídia e beleza

Hipótese: Há evidências de que os padrões estéticos impostos nos dias de hoje podem ser consequência da forte influência da mídia na sociedade, gerando o aumento da insatisfação com o próprio corpo, sobretudo entre as adolescentes.

Problema: Muitos padrões impostos são inatingíveis e a busca da imagem ideal impossível faz com que as pessoas se sintam inferiores e menos capazes. Quais são as consequências dessa busca inatingível para as adolescentes?

Objetivo Geral: Compreender a interferência da mídia nos comportamentos femininos, sobretudo na adolescência.

Objetivos Específicos: Identificar quais são esse padrões; verificar a influência e os efeitos da mídia nos padrões de beleza; analisar as consequências dessa influência.

JUSTIFICATIVA

Quando se trata de padrões de beleza, o que percebemos nas sociedades atuais é que as mulheres sofrem muito com as suas influências, apesar de já atingirem também o sexo masculino. Tais padrões são definidos pelas tendências da moda, que exaltam o corpo magro e bonito para a aceitação social, que consideram fundamentais.

Essa perda de identidade e da valorização da beleza natural, tenha ela qualquer forma, gera preocupação principalmente pela nova faixa etária que também passou a ser influenciada majoritariamente. As meninas, normalmente com idade entre 12 e 19 anos, interiorizam esses padrões e buscam intensamente pelos corpos exibidos e divulgados pela indústria midiática. São magras, esbeltas, saradas e capazes de chamar atenção e causar atração. Para elas, esse é um sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com