TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES CONTABILÍSTICAS

Monografia: INFORMAÇÕES CONTABILÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Monografia  •  8.801 Palavras (36 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 36

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade Gerencial pode ser visualizada como um “banco de dados” que pode demonstrar informações sobre todos os eventos econômicos e empresariais, mensurados por medidas físicas e monetárias, o qual não se limita apenas à geração de informações sobre eventos realizados, mas também sobre acontecimentos planejados, sendo assim considerado um dos mais preciosos sistemas de informação, se utilizado de forma adequada.

Deste modo, nasce a preocupação enquanto a qualidade da informação obtida pelos gestores, pois reflete diretamente na decisão a ser tomada, e para que este reflexo seja positivo, é necessário que as pessoas envolvidas estejam conscientes disso e que a entidade trabalhe com o intuito de obter informações que sejam ao mesmo tempo confiáveis, fornecidas em tempo hábil, compreensíveis, relevantes, consistentes possibilitando à comparabilidade, trazendo mais benefícios que custo para obtê-las.

Com a necessidade de informações que auxiliem os administradores nas tomadas de decisão, a Contabilidade Gerencial procura produzir informações objetivas, úteis e relevantes, combinando a contabilidade financeira com várias áreas do conhecimento de negócios.

A metodologia utilizada será a pesquisa descritiva, tendo como base uma revisão bibliográfica. Descritiva no sentido de estar expondo, identificando a importância da Contabilidade Gerencial dentro do contexto informacional.

A Problemática do artigo é “Quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores enquanto a falta de informações dentro da Contabilidade Gerencial para o controle e planejamento nas organizações?”.

Tendo por objetivo geral, analisar como os efeitos dos sistemas de informações geradas pela Contabilidade Gerencial contribuem para a tomada de decisão.

A estrutura do artigo apresentado de: Introdução; Desenvolvimento do artigo: a Informação Contábil, o Papel da Informação Contábil, Contabilidade Gerencial, Sistemas de Informações, Sistema de Informações Gerencial, A importância dos Sistemas de Informação Gerencial para as Empresas, Relatórios do Sistema de Informação Gerencial, Sistemas de Informação para Apoio à Decisão no Exercício da Gerência, A informação como Recurso Gerencial das Organizações; Conclusão.

É pretendido com esta estrutura demonstrar como a Contabilidade Gerencial é uma rica fonte, auxiliar, no processo de tomada de decisão da empresa.

2. INFORMAÇÃO CONTÁBIL

A informação contábil é diversificada por diferentes meios, como: demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, relatórios, pareceres e laudos, utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação.

É bastante amplo o campo da contabilidade. Segundo a NBC T 11:

Das características da informação contábil, a contabilidade, em sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da analise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade, a geração de informações quantitativas sobre ela, expressas em termos físicos e monetários.

Atualmente, as funções do contador tornaram-se complexa sob a visão empresarial, sendo um agente capaz de transmitir informações para tomada de decisões, atraindo investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado.

Segundo Hendriksen & Breda (1999, p.38):

A Contabilidade desenvolveu-se em resposta a mudanças no ambiente, novas descobertas e progressos tecnológicos. Não há motivo para crer que a Contabilidade não continue a evoluir em resposta a mudanças que estamos observando em nossos tempos.

É visível o progresso das tecnologias, e dos computadores dentro do mundo dos negócios, onde se faz presente também no campo contábil, que houve evolução por estes aspectos. Sobre isto, assim descreve Cornachione Jr. (2001, p.105):

Hoje não é mais possível aceitar o eficaz desempenho profissional em um amplo leque de atividades econômicas, científicas e educacionais, e mesmos esportivas, sem o apoio da informática, a contabilidade não foge a regra.

Com a evolução tecnológica os mecanismos gerenciais ficam cada vez mais dependentes dos recursos informatizados, onde ganha-se tempo e praticidade na coleta de informações que deverão ser usadas para possíveis tomadas de decisões.

2.1. O PAPEL DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Com a profissão contábil, a sociedade pode contar com vários benefícios como a garantia de um profissional capaz de visualizar menores riscos e melhor visão para investimentos.

A contabilidade possui diversos usuários tanto externos como internos: governo, bancos, clientes, fornecedores, consumidores, investidores, acionistas e funcionários.

Dimensionar a ação social das empresas é um dos desafios atual do profissional contábil, saber quais as informações que serão prestadas, qual a melhor maneira e o que evidenciar, são indagações que encontrará resposta na criação do balanço social, um relatório de análise com potencialidade para auxiliar na gestão interna dos empreendimentos, dirigido a gestão interna e a sociedade.

Com a revolução científica e tecnológica, as organizações estão em busca de novas estruturas organizacionais, principalmente nas áreas econômico-financeira e políticas, pois o nível de concorrência é cada vez mais acirrado e complexo, e considerando-se a sofisticação a que o homem chegou nas comunicações, o estar correta e tempestivamente informado é a única possibilidade de manter-se de pé e crescer de acordo com os objetivos estabelecidos.

Seguindo as novidades tecnológicas de ponta é preferível que o profissional contábil procure a melhor forma de utilização a informação virtual, internet, e vários tipos de comunicação para que sejam contemporâneos do moderno instrumental que se encontra à sua disposição. No caso concreto da informação contábil, temos de vê-la pelo menos por dois dos seus principais eixos: o que diz respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com