TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINAR DE ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: INTERDISCIPLINAR DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ADMINISTRAÇÃO 4

2.1 ADMINISTRAção CIENTÍFICA. 4

2.2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 5

2.2.1 "EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE" - ELTON MAYO…………………………5

3 ECONOMIA: ESTRUTURAS DE MERCADOS 7

3.1 - CONCORRÊNCIA PERFEITA 7

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 9

5 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O setor mais importante para o sucesso de uma empresa, sem dúvida é o administrativo pois está relacionada com toda a empresa, e por isso a organização é tão dependente de tal.

Mas a administração nem sempre fora colocada em primeiro plano. Apenas após a revolução industrial, começou a surgir pensadores, que buscavam uma forma de aumentar a produção em menos tempo e com menos custo. A ideia era que cada funcionário fizesse um trabalho específico, e através de estudos científicos, criasse uma metodologia para a função.

Mas não demorou muito para se perceber que não era preciso melhorar apenas a execução da tarefa, mas sim a empresa como um todo. E então foram surgindo estruturas para a empresa, onde cada setor realizaria uma função específica.

Mais uma vez o pensamento administrativo começou a se expandir, e então passaram a olhar para o ambiente externo da empresa. Concorrentes foram surgindo e a necessidade de se sobressair sobre as outras empresas levaram os gestores a procurar mais informações sobre o mercado e sua empresa.Com a chegada da tecnologia, as empresas começaram a usa-la a seu favor. Com sistemas de informações avançados, gestores passaram a ter ás mãos informações mais rápidas e precisas, facilitando a tomada de decisão.

Assim esse trabalho tem por objetivo analisar e revelar a evolução do pensamento administrativo, desde sua origem até a chegada da era moderna.

2 ADMINISTRAÇÃO

O pensamento administrativo, com relevância para a historia da administração, começou após a revolução industrial, onde donos de organizações e pensadores buscavam uma forma onde se produzisse mais, em menos tempo e com um custo reduzido. O pioneiro nesse pensamento organizacional foi Frederick Taylor, criador da administração científica.

2.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA.

Na administração científica, Taylor buscava uma forma de obter o máximo de rendimento e eficiência com o minimo de tempo para a atividade.

Para isso, Taylor propunha uma racionalização dos movimentos executados pelos operário na produção. Assim nasceu o estudo de tempos e movimentos, onde se criava uma metodologia para cada serviço, através de análises e testes de decomposição da tarefa, buscando a melhor forma para o trabalhador realizar o trabalho, com a padronização de métodos e ferramentas.

Cada trabalhador teria também uma função específica, e seria escolhido com base em suas aptidões, e depois treinado para executar o trabalho com maior eficiência. Mais produção em menos tempo. Para isso era necessário também remunerar o trabalhador de acordo com sua produção, deixando o funcionário mais incentivado.

Mas para manter com que os funcionários trabalhassem da forma correta, era necessário alguém para supervisionar os operários e garantir que a produção aumentasse. Então em sua obra, Taylor criou os quatros princípios fundamentais nos quais os administradores deveriam seguir. Primeiro o princípio do planejamento, onde havia a substituição de métodos empirícos por procedimentos científicos. O princípio de preparo dos trabalhadores, diz a respeito de selecionar cada trabalhador para uma função específica de acordo com sua aptidões, e então treiná-lo para produzir de acordo com o método planejado. No princípio de controle Taylor afirma que é necessário se certificar de o trabalho está sendo realizado da forma correta, conforme foi planejado. O ultimo é o princípio da execução, onde se deve distribuir atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais responsável possível.

Taylor sofreu duras críticas sobre suas teorias e a mais forte, diz que o homem tinha se transformado em uma máquina e que o operário era tratado como uma engrenagem do sistema produtivo.

2.2 – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Com uma visão diferente da administração científica, a qual buscava o melhor desempenho com ênfase nas tarefas, e da administração clássica, que focava a estrutura da empresa como um todo, a teoria das relações humanas priorizava as pessoas e os grupos sociais.

2.2.1 – “EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE” – ELTON MAYO

O Médico e sociólogo Elton Mayo, junto com pesquisadores da Universidade de Harvard, realizaram um experimento em uma fábrica de componentes telefônicos, com o objetivo inicial de estudar os efeitos que a variação da iluminação no ambiente de trabalho tinham sobre a produção, e a eficiência dos operários, tendo a produção como medida de avaliação.

Assim, o estudo foi subdividido em quatro fases. Na primeira fase, observou-se dois grupos, um com um sistema de iluminação constante e outro com um sistema de iluminação instável. O resultado final revelou que os dois grupos obtiveram uma produtividade mais elevada. Com isso concluiu-se que o fato de funcionários saberem da avaliação, os deixaram mais motivados para produzir.

Na segunda fase então, modificou-se a forma de pagamento, o local de trabalho e os intervalos com a distribuição de lanches. Com essas alterações os operários começaram a produzir mais e com maior satisfação.

Então, baseados nas conclusões da segunda faze, os estudos sobre as condições físicas de trabalhos passaram a ficar em segundo plano, e os estudos sobre as relações humanas passou a ser o foco principal dos cientistas. Foram realizadas entrevistas na terceira etapa com o intuito de obter maiores conhecimentos sobre as atitudes e sentimentos dos trabalhadores, e também ouvir sugestões dos operários que pudessem ser aproveitadas. Nessa terceira fase concluiu-se que havia uma organização informal do trabalhadores com o objetivo de se defenderem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com