TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idoso Visão Holistica

Artigo: Idoso Visão Holistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 6

Humanização dos cuidados a prestar ao idoso institucionalizado.

Humanization of the cares to be given to the institutionalized elder.

Vitor Fragoso

________________________________________

RESUMO

O presente artigo versa sobre os (des)cuidados ao Idoso Institucionalizado em Instituições de Longa Permanência (ILP). Propomo-nos reflectir sobre a necessária humanização das práticas de cuidado ao idoso, assim como sobre a formação dos cuidadores formais e da urgente readaptação da estrutura organizativa das Instituições que prestam cuidados e suporte aos idosos e seus familiares. Abordaremos a dimensão ontológica do cuidado, tendo como referencial os diferentes contextos institucionais, os cuidadores informais, as práticas de cuidado e seus componentes básicos. Apresentamos também orientações práticas no que se refere à promoção da saúde pelo incremento da autonomia do idoso institucionalizado.

Palavras-chave: cuidado; cuidadores; idosos; institucionalização.

________________________________________

ABSTRACT

The present article addresses the cares (and carelessnesses) given to the Institutionalized Senior in Long-Permanence Institutions (LPI's). We propose to make a reflection on the necessary humanization of the care practices given to the senior, as well as on the formal caretakers' formation and on the urgent re-adaptation of the organizational structure of the Institutions that render cares and support to the seniors and their relatives. We will approach the ontological dimension of the care, having as referential the different institutional contexts, the informal caretakers, the care practices and their basic components. We also present practical orientations in what refers to the promotion of the health through the increment of the institutionalized senior's autonomy.

Keywords: care; caretakers; senior; institutionalization.

________________________________________

Os cuidados do corpo não excluem os cuidados da alma, os cuidados da alma (psyche) não dispensam que se leve em consideração a dimensão ontológica e espiritual do homem. Não existe saúde que não seja ao mesmo tempo salvação.

Jean Yves-Leloup.

Introdução - contextualização

Actualmente o envelhecimento da população é um fenómeno cada vez mais presente nas sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento. O envelhecimento da população acarreta uma série de alterações na organização da dinâmica pessoal, familiar, social e profissional, influenciando o desenvolvimento da sociedade, motivando uma necessária readaptação de políticas ligadas ao ambiente laboral, à saúde e segurança social, por parte dos Estados onde esta realidade se torna mais imergente.

Perante este panorama o envelhecimento imerge como um fenómeno que abrange todas as dimensões inerentes à existência do Ser-humano no mundo com o Outro.

Com o envelhecimento populacional torna-se necessário re-pensar as políticas e práticas de assistência e cuidado ao idoso e seus familiares. Urge humanizar a prestação de cuidados ao idoso.

Este artigo pretende reflectir sobre as práticas de cuidado e sua necessária humanização, procurando abordar o cuidado ao idoso institucionalizado de uma forma integral.

Uma abordagem holística do processo de envelhecimento implica uma intervenção e envolvimento sistémico de todos os intervenientes implicados no acto de cuidar, nomeadamente, o idoso, a família, os cuidadores formais e informais, os técnicos, a estrutura organizacional e a própria comunidade em que o idoso está inserido.

Propomo-nos reflectir sobre as dinâmicas dos espaços e contextos institucionais, indicar formas de valorização e humanização das práticas de cuidado e atenção, apresentar pontos de encontro entre a teoria e prática e indicar técnicas de educação para a saúde e autonomia do idoso. Reflectiremos também sobre a influência da filosofia e estrutura da organização na humanização da prestação de cuidados.

Espaços e contextos institucionais

A atenção e cuidado ao idoso nas instituições de longa permanência (ILP) é uma tradição marcante na realidade do envelhecimento em Portugal, esta modalidade de protecção preenche a lacuna aberta pela impossibilidade da família atender às necessidades de seus idosos, seja pela falta de condições sócio-económicas, que não permitam manter o seu ente no lar junto com a família, quer por exigências e incompatibilidades das sociedades actuais no que se refere à organização laboral e da família, quer pela falta de políticas públicas, que visem apoiar os idosos e seus familiares no cumprimento de seu papel.

Quando não existem possibilidades de manutenção que permitam que o idoso esteja junto dos seus familiares, os lares de idosos (ILP), apresentam-se como alternativas que visam complementar e nunca substituir a acção da família, embora actualmente assistamos a um crescente abando por parte das famílias em relação a seus idosos e familiares. Tendo em conta estas realidades cabe à instituição encontrar medidas e formas de prevenção e intervenção que permitam proporcionar uma prestação de cuidados ao idoso que tenha em conta a sua individualidade e as suas necessidades.

O mundo de uma Instituição de Longa Permanência (ILP) é o ambiente de geração de significados que vai constituir um sistema de significados, rico em simbolismos de rotinas, de costumes, de crenças, de rituais. Para compreendê-los faz-se necessário ouvir, observar e interpretar o comportamento e sentir do idoso. Só tendo em conta esta geração de significados pessoais e desenvolvendo a arte da escuta é que poderemos compreender o significado que as pessoas expressam para as diferentes experiências do seu quotidiano.

Os cuidados profissionais não podem relegar para segundo plano o que tem um sentido de assegurar a continuidade da vida dos sujeitos, a sua razão de existir. As informações que os idosos transportam precisam ser sistemática e deliberadamente estudadas, além de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com