TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de biblioteca

Por:   •  23/9/2016  •  Artigo  •  8.576 Palavras (35 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 35

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA DO IFAM CAMPUS ITACOATIARA: um relato de experiência da biblioteca do IFAM Campus Itacoatiara.

Max Deulen Baraúna Nogueira[1]

¹ INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

 (maxdeulen@hotmail.com)

RESUMO

Palavras-Chave: Gestão da Informação. Portal de periódicos da Capes. Acervo Bibliográfico.

ABSTRACT

Keywords: 

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo relatar a experiência vivida dentro do campo educacional num ambiente informacional que foi a implantação, a um ano, da biblioteca do IFAM Campus Itacoatiara, localizada na Rua Borba, s/n no Bairro das Pedreiras, no município de Itacoatiara e que tem como servidores o bibliotecário Max Baraúna e o Auxiliar de Biblioteca Claudiomar Pereira.

Ao analisar a relação dos fatores da gestão de informação e dos recursos públicos federais, referentes ao ensino tecnológico. Levando-se em conta que existe apenas uma pequena quantidade de literatura disponível em torno do tema, nosso relato cita e que serve como ponto inicial da nossa pesquisa/relato de experiência, como problematização a falta de recursos para compra de material bibliográfico,  

Num contexto de produção cientifica e tecnológica voltada para um mercado globalizado as bibliotecas universitárias podem encontrar muitas dificuldades, pois as mesmas são caracterizadas e se comportam como centros de custos e não como centros de captação de recursos”. (Cunha, 2000).

como  dos processos de gestão dos recursos tecnológicos e suas consequências em relação à deficiência dos acervos bibliográficos nos cursos de níveis de técnicos, superiores e de pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e da falta de treinamento dos usuários ao acesso do portal de periódicos da Capes.

O aluno de graduação tem dificuldade para encontrar, nas estantes das bibliotecas dessas instituições livros, periódicos, jornais e artigos que são indicados, como bibliografias básicas e complementares, nas ementas das disciplinas em suas grades curriculares.  

A carência de um material bibliográfico de qualidade pode estar prejudicando consideravelmente o desenvolvimento do ensino e isso é preocupante. O que se tem visto dentro das instituições públicas de ensino é a falta de uma bibliografia eficiente e atualizada. Boa parte dessas instituições tem feito severas críticas à política de repasses de recursos públicos destinados à compra de material bibliográfico e, por isso, acabam não atualizando suas coleções.

A inexistência de uma boa política de desenvolvimento de coleções e também previsão orçamentária devidamente destinada à compra de livros e revistas especializadas, o acesso e treinamento ao portal de periódicos da Capes, a falta de elaboração de um planejamento das coordenações de cursos quanto à atualização dos livros destinados aos cursos técnicos e superiores podem ser as causas preponderantes no caso da precariedade dos acervos dos cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação do IFAM.

Por isso, que este projeto teve como tema de pesquisa, a problematização da Gestão da informação e dos recursos pedagógicos referentes ao ensino tecnológico na recuperação da informação existente no portal de periódicos da Capes: um estudo da biblioteca do IFAM Campus Itacoatiara. Os objetivos gerais e específicos são: Analisar a Gestão da informação e dos  recursos pedagógicos referentes ao ensino tecnológico na recuperação da informação existente no portal de periódicos da Capes da biblioteca do IFAM Campus Itacoatiara. Específicos: Avaliar a qualidade do acervo bibliográfico destinados aos cursos tecnológicos, de graduação e pós-graduação do Campus; Analisar a relação da qualidade do acervo bibliográfico com a qualidade das pesquisas desenvolvidas dos cursos de níveis técnicos do Campus Itacoatiara; Organizar treinamentos para utilizar o Portal de Periódicos da Capes.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para Lakatos (2001, p. 83) a metodologia é considerada como o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo conhecimento válido e verdadeiro. A pesquisa descritiva expõe característica de determinada população ou de determinado fenômeno, pois segundo Vergara (2003, p. 47) ela pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.  

Esta pesquisa foi de caráter bibliográfico, documental, onde foi utilizada informações do próprio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM e, obviamente, de campo, utilizando-se para tal, entrevistas semi-estruturadas aos acadêmicos, professores e bibliotecários.

A pesquisa será de cunho descritivo, tendo caráter qualitativo. Aplicar-se-á entrevistas semi-estruturadas. Neste tipo de entrevista, o investigador tem uma lista de questões ou tópicos para serem preenchidos ou respondidos, como se fosse um guia. Contudo há grande flexibilidade na condução das questões. Elas não necessitam seguir ordem prevista no guia. Podem ser formuladas novas questões no decorrer da entrevista (MATTOS e LINCOLN, 2005). Esta pesquisa se utilizará de análise de documento conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas, registros, canais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes e comunicações informais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No processo ensino-aprendizagem uma biblioteca com uma boa qualidade no seu acervo exerce um papel importantíssimo, pois ela é a ponte entre a informação e a construção do conhecimento, de acordo com (LEITE, SILAS, 2011).

Nenhum projeto pedagógico é confiável, se no seu contexto - mesmo de interdisciplinaridade - não pensar a inclusão da Biblioteca como suporte assistencial humanista no próprio processo ensino-aprendizagem. Sem Biblioteca não há educação que se preze. (LEITE, SILAS, p.17, 2011).

         As escolas técnicas e de nível superior têm formado uma boa quantidade de profissionais, porém o próprio mercado de trabalho tem reclamado em relação ao nível de qualidade destes novos atuantes. Alguns teóricos criticam a crescente demanda do "mercado", à qual corresponde uma grande oferta de trabalho e uma baixa qualidade profissional. Este fator pode está sendo causado por uma deficiência em relação às leituras e as pesquisas realizadas ainda no processo de formação acadêmica.  

A biblioteca deveria oferta no seu acervo conteúdos que suprisse as necessidades das pesquisas acadêmicas. Quando estudante não conseguem satisfazer suas necessidades informacionais, ou seja, obter informações necessárias para efetuar uma pesquisa acadêmica de qualidade, a construção do seu conhecimento em relação a sua formação profissional poderá ficar comprometida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)   pdf (354.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com