TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Orçamento

Casos: Importância Do Orçamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA DE LOURDES SILVA

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Estatística.

INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre sobre os temas necessários para elaboração os diversos tipos de orçamento. as diferenças individuais que interferem no desempenho organizacional de forma positiva e negativa na gestão existente, Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

O sistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem, tendo como resultado final a projeção de sua Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

4° SEMESTRE –

TEMA- A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades e em busca de seus objetivos. Mudanças são constantes no ambiente dos negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, exigindo cada vez mais, aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de decisões rápidas e de qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos, continuidade, expansão e lucratividade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações das empresas, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. O orçamento é o objeto de estudo da ciência da contabilidade e das finanças. É o plano financeiro de uma administração para determinado exercício. Em sua definição mais clássica, orçamento é a previsão dos valores que devem entrar e sair do patrimônio de determinada entidade.

Do ponto de vista empresarial, o orçamento é uma peça essencial para o planejamento de suas atividades. Apenas tendo conhecimento prévio de uma estimativa de receitas é que o empresário consegue planejar suas despesas e novos investimentos. Portanto, é no meio empresarial e privado que surge a necessidade de uma integração maior entre a planilha orçamentária (relação de gastos e receitas) e os objetivos da entidade, revelado pelo seu plano estratégico. Nesse ponto, o orçamento passa a ser visto como um instrumento poderoso de planejamento e não só um documento contábil. Essa discussão também teve lugar no setor público que evoluiu de um orçamento que se caracterizava por ser uma mera peça contábil para ser um importante instrumento de planejamento dos governos.

Os principais tipos de Orçamento são: Orçamento de Produção – onde a empresa estabelece políticas de níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoque; Orçamento de Mão de Obra Direta - possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de Mão de Obra Direta, determinando o número de empregados exigidos bem como a estimativa do custo unitário de cada produto; Orçamento de Vendas - a finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing; Orçamento de Despesas Administrativas - tem a finalidade de determinar os recursos que serão despendidos com a gestão da empresa. A responsabilidade pela preparação desses orçamentos cabe aos responsáveis e a sua aprovação ao diretor administrativo. Os responsáveis recebem do setor de orçamento os dados

históricos de seus custos e os dados dos outros orçamentos para que possam conhecer o nível de atividade geral que está sendo previsto e avaliar as implicações para seus departamentos;

Orçamento de Pessoal - orçamento de pessoal é feito para conseguir e desenvolver os recursos humanos; Orçamento de Investimento de Capital - O orçamento de investimento (ou de capital) visa determinar os valores de aquisições e baixas do ativo permanente, bem como apurar as cotas de depreciação, exaustão e amortização; Orçamento de Resultado (DRE) - A Demonstração de Resultado é, talvez, a peça mais importante do Orçamento, pois é nessa demonstração que se reflete o resultado final das operações. As atividades de operações são conduzidas enfim, função da “última linha” da Demonstração de Resultado, que indica o lucro líquido ou prejuízo do período.

Motivação – é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações. É algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, é uma ação dirigida a certos objetivos.

Teoria das Necessidades de Maslow – necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeita. Para isso elaborou uma hierarquia de 5 níveis de necessidade e as colocou em sentido de progresso, ou seja, uma necessidade precisa pelo menos ser parcialmente satisfeita para que a pessoa busque a satisfação da próxima necessidade.

Fatores que influenciam a teoria dos dois fatores- - Fatores higiênicos (externos), estavam relacionados a insatisfação e variavam de não satisfação a satisfação, e os fatores de motivação (internos) relacionados a satisfação, variavam de satisfação a não satisfação.

Grupos – esforço individual para atingir o objetivo; responsabilidades para obter resultados individuais as unidades de trabalho são dependentes;

Equipes – esforço coletivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com