TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Social Da Administração- Liderança

Artigos Científicos: Importância Social Da Administração- Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

A verdadeira liderança decorre do poder de competência e do poder de referência do líder, ou seja, ela se baseia no poder da pessoa do líder.

O líder eficaz terá de lidar com indivíduos, grupos e metas. A eficácia do líder é geralmente considerada em termos de grau de realização de uma meta ou combinação de metas, porém, não deve ser confundida com direção nem gerência.

'Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador'.

Aplicações Práticas

Líder Apoiador: é o líder que se preocupa com os assuntos, bem-estar e necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, e ele cria um clima de equipe e trata os subordinados com o iguais.

Líder Diretivo: é o líder que comunica aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui planejamento, programação de atividades, estabelecimento de objetivos de desempenho e padrões de comportamento, além de aderência às regras e procedimentos.

Líder Participativo: é o líder que consulta os subordinados a respeito das decisões. Ele valoriza as opiniões e sugestões, a participação na tomada de decisões e as reuniões com os subordinados em seus locais de trabalho. O líder participativo encoraja a discussão em grupos e as sugestões escritas e utiliza as idéias dos subordinados nas decisões.

Líder orientado para metas ou resultados: o líder que formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza o desempenho de alta qualidade e as melhorias sobre o desempenho atual. Demonstra confiança nos subordinados e ajuda-os na aprendizagem de como alcançar objetivos elevados para melhorar continuamente o desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com