TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da história da gestão atual para a construção da administração pública de um efetivo

Tese: Importância da história da gestão atual para a construção da administração pública de um efetivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  Tese  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E GESTÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA

POLO SÃO BENTO

O ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA O FUTURO

Marília Rufino de Andrade

São José da Lagoa Tapada-PB

Setembro/2013

A importância das Correntes da História da Administração para a construção de uma Administração Pública eficiente

Marília Rufino de Andrade

Matrícula: 91313278

Polo: São Bento

Dissertação de apresentada à disciplina de Teoria da Administração II em Administração Pública, como requisito para obtenção de uma nota.

São José da Lagoa Tapada-PB

Setembro/2013

A importância das Correntes da História da Administração para a construção de uma Administração Pública eficiente

A dinâmica organizacional da administração pública atualmente se reveste de características que destoam em muito dos princípios que regem as administrações como um todo, visto que somos vivenciamos a conjuntura de entidades públicas marcadas pela corrupção, pela prestação de serviços ineficientes, pela desvalorização dos trabalhadores. Diante dessa realidade faz-se necessário avaliarmos a estruturação das entidades públicas revitalizando a necessidade adequarmos as lições do passado da própria Administração para renovamos as bases organizacionais, operacionais e sociais destas entidades, afim de que elas possam alcançar seus objetivos para com seus usuários.

Neste contexto, a Administração possui em sua disciplina várias proposições e teorias indispensáveis para a construção de uma Administração eficiente, pública e moderna, que evidencie a valorização dos profissionais, a celeridade em suas atividades, a publicidade de seus atos, a formação de lideres administram através da autoridade e não somente pelo poder, através de princípios democráticos. Nesta temática é fundamental a analise de várias correntes dentre elas a Escola Científica de Taylor (1911), a qual promoveu uma grande evolução do pensamento econômico, trazendo lições indispensáveis para a articulação de uma administração eficiente e com máximo lucro, uma vez que desenvolveu métodos científicos da própria função dos operários que passaram a ser orientados a fazer atividades previamente estabelecidas e padronizadas. Apesar de levar em consideração a condição social e pessoal dos trabalhadores, a referida metodologia de trabalho foi um marco para a construção da Administração.

Evidencia-se ainda a Escola Clássica da Administração é uma escola de pensamento de Henri Fayol, com podemos buscarmos lições que apuram a própria organização da administração, tendo como requisito baseado em sua experiência na alta administração. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com