TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores De Responsabilidade Social

Artigos Científicos: Indicadores De Responsabilidade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 2

Indicadores de Responsabilidade Social

Para saber se as empresas estão devidamente agindo de forma responsável, foram desenvolvidos um sistema de avaliação através de indicadores de responsabilidade social que permitem a empresa verificar o seu nível de Responsabilidade Social, reforçando o seu compromisso ético com a melhoria das condições de vida da sociedade na qual se insere.

Os indicadores mais usados para medir a responsabilidade social são: o balanço

social, demonstração do valor adicionado e as certificações de Responsabilidade Social.

Balanço Social: Como instrumento de transparência de todas as atividades desenvolvidas pelas empresas em meio à sociedade e ao meio ambiente. Visa enfocar as informações que podem ser extraídas a partir da elaboração desse demonstrativo, que serviriam como uma prestação de contas dos recursos utilizados pelas empresas, bem como o retorno que é oferecido por elas à sociedade. Do balanço social podem ser extraídas informações relativo ao valor adicionado ao negócio, informações ambientais, toda a movimentação realizada pela empresa em relação aos recursos humanos, bem os benefícios e contribuições gerados à sociedade em geral.

Demonstração do Valor Adicionado: Deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas.

Certificação da Responsabilidade Social Corporativa: As certificações diferem-se de normas basicamente pela conferência de atestados de conformidade a um conjunto de regras seguido por determinada organização. Na área da responsabilidade social, as normas e certificações vêm atender a uma demanda crescente por transparência e prestação de contas, fundamental para qualquer processo de gestão socialmente responsável.

O Voluntariado: É o conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento de seus funcionários em atividades na comunidade. Empresas que apenas desenvolvem o voluntariado empresarial não podem ser consideradas socialmente responsáveis. Mas o voluntariado empresarial ocupa uma posição estratégica dentro da política de responsabilidade social, pois quando bem executado, um programa de voluntariado empresarial desperta para questões inerentes aos valores, à missão, aos objetivos estratégicos, facilitando e favorecendo o engajamento de todos para algo maior que é o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com