TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Economia

Seminário: Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Seminário  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Adam Smith o auto-interesse de uma sociedade livre proporcionaria um meio mais rápido de uma nação progredir e crescer economicamente. Por isso o autor faz uma comparação a respeito da ‘’mão invisível’.

Em sua opinião a intervenção do Estado seria um obstáculo para o crescimento econômico; pois, para ele, existiria uma mão invisível que auto-regularia o mercado. Ou seja, para Adam Smith se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio.

Ele era portanto um forte oponente aos altos impostos e as intervenções do governo, que afirmava resultar em uma economia menos eficiente, e assim fazendo gerar menos riqueza. Contudo, Smith reconhecia que algumas restrições do governo sobre a economia são necessárias. Este conceito de “mão invisível” foi baseado em uma expressão francesa, “laissez faire”, que significa que o governo deveria deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com seus próprios assuntos.

Dessa forma fica claro que Smith não foi um economista ingênuo. Ele estava ciente dos abusos praticados por muitas empresas privadas, fazendo uma denuncia as formações de monopólios, que ocorrem quando uma firma é a única produtora de um certo produto. Adam Smith também criticou seriamente as conspirações comerciais e cartéis que ocorrem quando um grupo de empresários, produtores de um mesmo bem de consumo, estabelece um determinado preço. Estes fenômenos econômicos poderiam obviamente prejudicar os trabalhos da “mão invisível” onde uma economia funciona melhor quando há bastante competição, resultando em produtos melhores sendo fabricados na quantidade apropriada e nos menores preços possíveis.

As teorias econômicas de Smith tiveram uma grande aceitação, podendo ser utilizada até os dias atuais por grandes economistas. Sua obra, A riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e foi lida e reverenciada por muitos. Seus argumentos a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje.

REFERÊNCIA:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA. Ciências Sociais. Aulas 1, 2 e 3.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com