TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Economia

Artigo: Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 4

“Introdução a Economia”

Quando ouvimos falar em “economia” a primeira idéia que nos vem a cabeça é a de guardar dinheiro, esta porém, é uma visão pequena, por menorizada do que realmente é a ciência econômica, a idéia de poupar financeiramente não esta totalmente errada, porém, basta que nos aprofundemos na matéria da ciência econômica para descobrirmos a verdadeira importância que ela tem em nossas vidas, e como ela esta presente em diversos fatores que exercem influência no cotidiano da sociedade. As questões financeiras é um dos vários aspectos que se pode estudar economia, esta ciência, que é uma ciência social por excelência, pode ser estudada e abrangida por vários aspectos diferentes, entre eles encontramos os aspectos político, geográfico, demográfico e histórico entre outros. O presente texto tem por finalidade, introduzir o leitor a noção de ECOMNMIA de forma simplificada é resumida, utilizando-se de linguagem mais acessível.

Concepções e definições sobre Ciência Econômica

O marco inicial da etapa cientifica da ciência econômica, coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas. Nos século IXIII e XIX nesse notável período da evolução do conhecimento humano, a economia constituiu o seu núcleo cientifico, estabeleceu a sua área de ação e delimitou suas fronteiras com outras ciências sociais. A construção do seu núcleo cientifico fundamento-se no enunciado de um apreciável volume de leis econômicas, desenvolvidas a partir das concepções organicistas, mecanicistas e posteriormente humanas, através das quais economistas procuraram interpretar os principais fenômenos das atividades econômicas.

Os economistas organicistas pretendiam que a economia se comportasse como um órgão vivo, desta forma, se referiam aos fenômenos econômicos utilizando-se de terminologias relativas a biologia, como por exemplo:

Órgãos, Funções, Circulação, Fluxos e etc...

Já os economistas mecanicistas, pretendiam que as leis da economia se comportassem como as leis da FÍSICA, e as terminologias utilizadas eram:

Estatísticas, Dinâmica, Aceleração, Rotação, Velocidade, Fluidez, Força e etc..

As concepções organicistas e mecanicistas foram ultrapassadas pela concepção humana, a economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social.

Apesar de a tendência ser a de se obter dados cada vez mais precisos, na economia é quase impossível fazer analises puramente frias e numéricas, isolando as complexas relações do homem no contesto das atividades econômicas, porem o economista não precisa dar resposta com aproximação de muitas casas decimais, se conseguir determinar o sentido geral de causa e efeito, já terá dado um formidável passo avante.

A respeito da concepção de economia, sua melhor definição foi dada pelo economista “Paul Samuelson”:

“Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre uso alternativo e fins competitivos”

“Objeto da ciência Econômica”.

(A lei da escassez)

Em economia tudo se resume a uma lei quase que física, “A LEI DA ESCASSEZ”, isso é produzir o Maximo de bens e serviços a partir de recursos escassos disponíveis a cada sociedade.

Se uma quantidade de bens pudessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com