TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Economia

Casos: Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS

UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA

A palavra economia deriva do grego oikonomia, originada de óikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, tendo, portanto, a significação de administração de uma casa, ou do Estado. “Ciência Social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma que eles possam ser distribuídos na sociedade para satisfazer as necessidades humanas.” A Economia estuda como os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo) tomam suas decisões e alocam recursos.

UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA

 Escassez dos recursos (Naturais – terra, depósitos minerais; Trabalho – esforço humano físico ou mental; Capital composto de bens capazes de produzir ou auxiliar a produção)  Exemplo do conceito de Economia (salário de João e José – escassez x necessidade – Teoria de Maslow)  Objetivos da Economia: • Formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos; • Atender as necessidades humanas (que são ilimitadas) • Promover o bem estar de cada um  Fatores de Produção: • Capital (investimentos) • Terra (recursos naturais) • Trabalho (mão de obra)

UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA

 ECONOMIA E RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS

As relações entre a nação e o Estado são tratadas pela ciência política, tratando também, das formas de governo e da condução dos negócios públicos. A sociologia cuida das relações sociais e da organização da sociedade. O estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem faz parte da antropologia cultural. A psicologia se ocupa das motivações do homem, do seu comportamento, valores e estímulos. Ao direito fica o cargo de cuidar das normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. Enfim, a economia abrange apenas uma fração das ciências sociais, estudando a ação econômica do homem, envolvendo o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação. Dentre o estudo da economia devemos considerar as suas fronteiras abertas à filosofia, ética, história e às diferentes manifestações da religião, da tecnologia e do meio ambiente. Sendo assim, a economia possui relações biunívocas com os outros ramos do conhecimento humano.

UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA

 ECONOMIA E RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS Economia X Administração É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação. Economia x Ciências Contábeis A Contabilidade é uma ciência social que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma empresa. A Economia, por outro lado, tem um objetivo externo às empresas. É também uma ciência social que visa entender de que maneira os bens são produzidos, de que forma são distribuídos e como são consumidos, devido a escassez.

UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com