TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Direito

Trabalho Escolar: Introdução Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  359 Visualizações

Introdução ao direito

Aos Olhos do homem comum o direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. Assim sendo,quem age de conformidade com essas regras comporta se direito;quem não o faz,age torto.

Podemos dizer que o direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade.

Experiência jurídica só é possível quando se tem formada relações entre homens, por isso denominada relações intersubjetivas, por envolverem sempre dois ou mais sujeitos.

Não é demais salientar essa correlação essencial entre o direito como fato social e o direito como ciência, a tal ponto que, ainda hoje, a mesma palavra serve para designar a realidade jurídica e a respectiva ordem de conhecimentos (“O verdadeiro e o fato se convertem”).

O direito divide se, em primeiro lugar, em duas grandes classes: O direito privado e o direito público.

Direito público ou relações públicas são as relações que se referem ao estado e traduzem o predomínio do interesse coletivo. Porém o homem não vive apenas em relação com o estado mais também e principalmente com relações com seus semelhantes. vide relação existente entre pai e filho,ou então,entre quem compra ou quem vende determinado bem,não interessa de maneira direta ao estado mais sim ao individuo enquanto particular.sendo assim consideradas relações do direito privado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com