TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Sociologia

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONARIO

Exercícios Propostos Pagina 62

1. Explique a Importância dos limites territoriais para a análise sociológica de uma comunidade.

‘’ A proximidade física entre as pessoas, que a vida em comunidade proporciona, permite vínculos mais significativos entre elas e, portanto, um maior sentimento de solidariedade’’.

‘’assim, os limites territoriais são um dos fatores importantes levados em conta pelo sociólogo a descrever e analisar uma comunidade. E mais: examinar-se necessariamente, os diversos grupos que se formam dentro dela e suas relações recíprocas’’.

2. Cite as quatro características principais de uma comunidade. Depois responda: O que você entende por comunidade Homogênea?

As quatro características principais de uma comunidade são:

-Nitidez, Pequenez, Autossuficiência e Homogeneidade.

Homogeneidade: as atividades e o estado de espirito são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes; o curso de uma geração é semelhante ao da precedente;

Comunidade homogênea é uma sociedade que não tenha distinção social e econômica.

3. Comente as relações de necessidade e as relações voluntarias que diferenciam as sociedades tradicionais das sociedades contemporâneas.

As relações de necessidades são, por exemplo, aquelas famílias de antigamente que estavam desestruturadas por completo mais continuavam todos juntos para manter a aparência. E a relação voluntaria são aquelas famílias que vivem junto mais por amor, afeto, respeito mutuo, do que por necessidade de uma boa aparência.

4. Quais as principais diferenças entre as sociedades comunitárias e as sociedades societárias.

Sociedade Comunitária - Pequena como divisão simples de trabalho e limitada diferenciação de papeis. As relações são duradouras, inclusivas ou receptivas e intimas ou pessoais. Compete-lhes viver de acordo com os padrões de respeito, lealdade, afeto, amor. Há pouca necessidade de lei formal, a lei, faz parte da tradição. Seguem os costumes passados de geração em geração. Têm-se contatos diretos com base emocional, compartilham suas experiências. Sociedade Societária- Grande com acentuada divisão de trabalho e pela proliferação de papeis sociais. As relações tende a serem transitórias superficiais e impessoais. Os indivíduos associam-se uns aos outros em função de propósitos limitados. Não existe interação familiar e nem de lazer. A vida perde o caráter unitário coesivo. A uniformidade de pensamento e substituída por variedades de interesses.

5. De seu ponto de vista, o que tem provocado o problema do individualismo no mundo todo?

O egoísmo por parte de algumas pessoas q só pensam em si deixando o próximo de lado a ambição o quer ser superior ao outro entre outras coisas vivemos num mundo capitalista onde as pessoas só pensam em adquirir cada vez mais e mais.

Outro fator que contribui para o individualismo no mundo é a falta de interação social o uso sem limites de tecnologia, com isso a pessoa compra pela internet, lê pela internet, e faz tudo sozinho, não frequentando feiras e supermercados, e outros, e assim não se inteirando com a comunidade em que vive.

6. Elabore um conceito de Cidadania.

Cidadania é um direito de viver decentemente, ou seja, ter um texto, alimentação, trabalho, saúde, segurança, educação, lazer, enfim a muitos direitos e também muitos deveres, mas na realidade não e tão simples assim, falta moradia, alimentação descente, a saúde e precária, a segurança e falha a educação tem um déficit muito grande e o lazer nem existem. E triste a verdadeira realidade da cidadania no Brasil, mais apesar disso estão tentando mudar essa realidade ou ao menos e o que dizem ao povo brasileiro, não se sabe se e verdade ou só estão mascarando a situação.

7. Interprete este conceito do cientista politico italiano Norberto Bobbio: “O direito do cidadão é a conversão universal, em direito positivo, dos direitos do ser humano”.

Para Bobbio, os direitos do homem são naturais e universais, ou seja, fundamentam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com