TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Sociologia

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amapá – UNIFAP [pic 1][pic 2]

Departamento de Educação à Distância

Curso de Graduação de Licenciatura em Sociologia  

 

UNIDADE I - Tarefa Avaliativa I

Componente Curricular: Introdução à Sociologia

Docente: Profª. Drª. Iraci de Carvalho Barroso 

Discente: José Raimundo Araújo da Silva

Data de envio:  10 de maio de 2018

 

        - Traçar uma discussão em torno das seguintes modificações sociais do final do século XIX, que contribuíram para o surgimento da Sociologia:

a) Aumento das cidades europeias;

b) Utilização do Trabalho Infantil e Feminino;

c) Surgimento de novas classes sociais;

d) Fortalecimento da Burguesia capitalista.

        A Sociologia é entendida como uma manifestação do pensamento moderno. O mundo social passa ser uma nova área do conhecimento com a Sociologia.

        O surgimento dessa ciência ocorre em um contexto histórico específico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista.

        O século XVIII testemunhou as duas revoluções, a industrial e a Francesa, que consolida a instalação da sociedade capitalista, como também possibilitam o surgimento da Sociologia, embora essa palavra apareceria somente um século depois.

        A Revolução Industrial representou o triunfo da indústria capitalista e como consequência várias transformações na sociedade, essas mudanças estabeleciam relações com a formação da Sociologia, dentre essas mudanças podemos destacar além dos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos, a transformação de grandes massas humanas em simples trabalhadores desprovidos de quaisquer privilégios, foram introduzidas novas formas de organizar a vida social, como também a nova formas de conduta e de relação de trabalho.

        Entre 1780 e 1860, a Inglaterra mudou de forma acentuada, país com pequenas cidades, com uma população dispersa, passou a comportar grandes cidades que produziam produtos para o mundo inteiro.

        A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente, influenciou em uma reordenação da sociedade rural e desencadeou uma grande emigração do campo para cidade, inserindo o trabalho de mulheres e crianças em jornadas altíssimas ao dia, sem algum direito e salários inferiores aos dos homens.

        Com o crescimento demográfico nas cidades industriais, vieram as consequências como, a falta de estrutura na moradia, nos serviços sanitários, de saúde, entre outros, capaz de absorver com dignidade a população que vinha do campo. Com o passar dos anos por volta do século XIX a rápida industrialização das cidades trouxe outras consequências trágicas, como: o aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, da violência e surtos de epidemia, sem deixar de enfatizar o estado de miséria que atingia o campo.

        Um dos fatos que marcou a Revolução Industrial foi o aparecimento do proletariado, ou seja, a classe social mais baixa que se formou dentro das sociedades industrializadas. Devido as péssimas condições de vida dos trabalhadores, começaram a organizar manifestações, criar associações e a formação de sindicatos, como consequência dessas organizações, surge mais uma classe, a operária.

        Esses acontecimentos foram importantes para a Sociologia porque as transformações em curso colocaram a sociedade num plano de análise, na época os percussores da Sociologia como: OWEN, THOMPSON E JEREMY, participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades, deixando a ideia de análise individual, passando a observar os grupos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com