TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia para Ciências Sociais

Por:   •  14/5/2018  •  Abstract  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Introdução à Economia para Ciências Sociais

Prof.ª Mariana Fix  

Nome:                                                  RA:

Anna Carolina Farias Pereira             194264

Gustavo Torres Gonçalves                 169442

 (Turma Ciências Sociais Integral 018)  

Questão 1) Apresente as ideias de Adam Smith a partir da leitura dos primeiros capítulos do “A Riqueza das Nações” e do livro “A História do Pensamento Econômico” do E. K. Hunt.

Em " A riqueza das nações", Adam Smith apresenta suas ideias a partir de um viés econômico acerca da sociedade capitalista vigente em sua época. Nos quatro primeiros capítulos pode-se observar que o autor tem como tese o fato de a Divisão do Trabalho ser responsável pelo aumento das forças produtivas.

De acordo com A. Smith isso se dá, dentre outros motivos, porque a divisão do trabalho proporciona economia de tempo, aperfeiçoamento da destreza e utilização de máquinas; de modo que contribui para a consolidação de um sistema produtivo muito mais eficiente. Além disso, o autor relata que o ser humano -e somente ele-  apresenta uma propensão natural à troca, fator estimulado pelo interesse próprio de cada indivíduo e que leva à divisão do trabalho. Por esse motivo, Smith relata que a divisão do trabalho é limitada pela extensão do poder de troca.

Sendo assim, múltiplos serviços só podem ser exercidos de forma adequada em lugares cujo mercado é relativamente desenvolvido, como em cidades. Smith destaca, nesse ponto, a importância do transporte aquático para a expansão do mercado nas mais diversas nações, tal qual o Egito e China. No quarto capítulo ,enfim, dada a relevância da troca na vida do ser humano, o autor associa a divisão do trabalho ao uso de diversos elementos para facilitar o escambo, desde sal e fumo até metais gravados e cunhados na forma de moeda.

Questão 2) Como essas ideias se inserem no tempo histórico no qual foram produzidas?

Adam Smith nasceu na Escócia e viveu entre 1723-1790, período fortemente marcado pela Revolução Industrial e, por escrever nesse momento de grande progresso tecnológico, vem o grande enfoque que dá na divisão do trabalho. Sua defesa a esse sistema capitalista vem de surgir nas mesmas bases de seu pensamento iluminista que trazia bandeiras como o individualismo e o progresso, fortemente presentes na formação do ideal de sociedade que o capitalismo buscava.

Questão 3) Relacione as respostas anteriores com os textos do Karl Polanyi.

Os primeiros capítulos de “A Riqueza das Nações” de Adam Smith, apresentam um argumento que irá basear seu pensamento e análise da sociedade no resto de sua obra. Esse argumento seria que a divisão do trabalho baseada em interesses egoístas como forma de organização da sociedade leva a um aumento de produtividade de todo o grupo e isso traz uma melhora para o mesmo com os bens produzidos chegando a todas as camadas sociais. Um dos fatores que o autor emprega na defesa desse tipo de organização típico da sociedade capitalista é que esse é necessário e insuperável pelo ser humano, tendo em vista que é da natureza do mesmo permutar coisas por outras, pois ele não vive independente dos outros de seu grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com