TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos financeiros

Projeto de pesquisa: Investimentos financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APLICAÇAO FINANCEIRA

2.2 AVALIAÇAO DE ESTOQUES

2.3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETENCIA

2.4 LEGISLAÇAO CONTABIL

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por finalidade apresentar as aplicações financeiras, destacando os juros compostos, Imposto de renda Retido na Fonte. Será abordado também avaliação de estoques, inventario permanente, e a sistemática de avaliação de ativos. Também será apresentada a função do CFC, CRC e a importância do contador e sua ética neste desenvolvimento, pois é este profissional quem vai orientar e auxiliar o administrador á tomada de decisões, colocando-o a seu conhecimento todos os princípios e procedimentos legais para o bom funcionamento da empresa em geral.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Aplicação Financeira

As aplicações financeiras constituem-se num leque de inventários com rentabilidade fixa ou variável , do tipo; Fundos de Investimentos financeiros (FIF), certificados de depósitos Bancários (CDB), etc. Os investimentos em aplicações financeiras de renda fixa são classificados do ativo circulante, entre as disponibilidades ( se a aplicação é resgatável a qualquer momento ) ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercício seguinte. Se o resgate esta previsto após o término do exercícioseguinte , deverá ser classificado no ativo Realizável a longo prazo.

Imposto de Renda Retido na fonte (IRRF) – Incide sobre rendimentos de aplicação financeira é compensável com o imposto devido pela empresa com base no lucro real, presumido ou arbitrado, e será registrado em conta do sub grupo de impostos a recuperar no ativo circulante, até que seja realizada a compensação.

A apropriação do regime de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrada em conta de resultado do período, em contrapartida á conta de aplicação .

Juros compostos – Juros compostos são aqueles em que ao final de cada período os juros obtidos são somados ao capital, constituindo um novo capital a ser aplicado, esse ocorre sucessivas vezes até atingir o tempo máximo de aplicação do dinheiro. Os juros compostos são o alicerce do atual sistema financeiro, regendo todos os tipos de transações financeiras.

2.2 Avaliação de Estoques

Inventário Periódico -

Nada mais é do que um sistema simplificado de apuração do custo de fabricação. É chamado de Periódico, porque o inventario da matéria prima dos produtos acabado e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o custo defabricação e também o custo dos produtos vendidos, só é levantado no final de um período.

O inventario periódico é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do custo global da produção de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil. No final de cada exercício, é feito um inventario físico para a apuração do estoque final, e o estoque somado as compras menos o estoque final encontrado representara o CMV.

Inventario Permanente -

Ele é feito constantemente, mas precisamente todos os dias, é utilizado esse controle. Esse inventario nos ajuda a apontar quanto temos que ter em mercadoria no nosso estoque, qualquer diferença encontrada entre o inventario permanente e a contagem física logo demonstrara a falta de mercadorias.

Então o inventario permanente vai servir como um mecanismo de controle. O inventario permanente também é o sistema em que há o controle de estoque de forma continua, sendo efetuada a baixa das mercadorias ou dos produtos industrializados em cada operação de venda, pelo custo das mercadorias vendidas (CVM) ou custo do produto vendido (CPV), através de programas próprios ou fichas de controle especificas , apresentando o seu saldo final, independente da averiguação pela contagem física de seus itens.

Avaliação de Ativos :

Para avaliar ou mensurar um ativo deve-se,necessariamente, verificar e aplicar algumas característica que são atributos básicos da informação, que são: objetividade, confiabilidade, oportunidade, precisão, exatidão e acerácea. A avaliação dos ativos pode ser realizada de duas formas, a qual atribui o valor ao ativo identifica o objetivo da empresa. Essas formas são chamadas de valores de entrada e de saída. Na avaliação de ativos devem ser considerados dois fatores importantes, que são os itens monetários e os não monetário, pois estes irão se complementar. Estes valores podem ser apresentado como:

Custo Histórico –

Pode igualmente ser usado para referir um custo particular calculado desta maneira. As vantagens principais de usar custos históricos são simplicidade e certeza

O custo histórico é o preço agregado, pago por uma entidade para adquirir a propriedade e uso de um ativo. Também é uma forma de avaliação, cujos prováveis usuários, serão os gerencialistas e o fisco, sendo este o mais bem atendido com esse método de avaliação.

Custo Histórico Corrigido -

O custo Histórico corrigido permite que os relatórios contábeis apresentam dados com valores restaurados, ou seja, os valores passados estão em moeda da mesma data, dessa forma, é possível comparar bens adquiridos em datas diferentes. Pode-se entender essa modalidade de avaliação como uma atualização do custo histórico, tendo em vista que mediante aplicação de umíndice de correção monetária, o IGT por exemplo, sobre o valor original pago na aquisição de um ativo.

Custo Corrente –

Custo corrente, é uma modalidade de avaliação de ativos que representa o preço de troca, que seria exigido para obter o mesmo ativo ou um equivalente. É também considerada como uma medida apropriada para estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com