TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E APTIDÃO: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Projeto de pesquisa: JOGOS E APTIDÃO: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Esta monografia se baseia na formação de educadores da educação de Ensino Fundamental que são focadas na valorização das relações que fruem das brincadeiras infantis. A premissa central desse trabalho é a concepção do lúdico como uma linguagem expressiva que possibilita conhecimento de si, do outro, da cultura e do mundo, tornando-se um espaço genuíno de aprendizagens significativas.

Com base nesses autores podemos compreender que a formação dos professores, em especial para a educação de Ensino Fundamental, deve considerar o brincar, além de recursos como literatura, música, arte, movimento, tempos e espaços, como uma das linguagens essenciais à infância – caminhos de expressão e comunicação capazes de favorecer o desenvolvimento integral e saudável da criança desde o seu nascimento.

O professor deve construir um repertório de possibilidades para oferecer subsídios cada vez mais variados para a criança poder recriar o mundo que a cerca, promovendo uma busca intensa e curiosa de compreendê-lo: brincadeiras corporais, com faz de conta, com regras e muitas outras devem ser conteúdos centrais de suas propostas pedagógicas cotidianas.

Nesse contexto, essa pesquisa irá retratar os jogos e as brincadeiras: uma ferramenta pedagógica para as aulas de matemática no 5 ano do ensino fundamental. Para tanto será feito um estudo bibliográfico sobre o tema proposto retratando justamente a importância dessa ferramenta pedagógica.

1 JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA

A escola tem o previlégio de abrir as portas da escola para as crianças, adolescentes e jovens, porém qual é a chave que abre a porta da aprendizagem da matemática? Quais são e de onde vêm as idéias matemáticas importantes que uma criança/adolescente do 5º ano precisa compreender afim de aprender matemática na escola?

A matemática ensina, entre outras coisas, a usar números para representar o mundo e pensar sobre ele. Embora tal premissa pareça simples, há nela duas ideias cruciais: representar o mundo usando números e usar os números para pensar sobre o mundo. Isso nos diz muito sobre o que podemos trabalhar com os alunos na no início do ensino fundamental para que eles tenham a chave que lhes abrirá a porta da apredizagem da matemática. Exploremos um pouco essas ideias.

Os números são usados para representar quantidades, e é certo que hoje no ensino fundamental, os alunos já foram ensinados a contar.

Contar corretamente exige algumas habilidades cognitivas: precisamos usar um sistema para contar cada um dos objetos, sem deixar de contar nenhum, ao mesmo tempo em que nos certificamos de que contamos cada um deles uma só vez, e essa técnica geralmente é usada na pré-escola.

Só é necessário se certificar que os meninos ques estão iniciando o ensino fundamental saibam, por exemplo os objetos que formam aqueles conjuntos.

Dessa forma, para se tirar conclusões a partir de números, as crianças do 5º ano já devem estar aptas a compreender algo a respeito da representação numérica. E foi na pré-escola onde se configou o lugar ideal para explorar as conclusões a que se pode chegar quando usa-se números para números para representar quantidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com