TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo Como Instrumento Pedagogico

Por:   •  5/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

UNIGRANET

Curso: Psicopedagogia

Disciplina: O jogo como instrumento psicopedagógico                               NOTA:

Professora Me. Lucia Eugenia Pittas Martini

Aluno (a):    Deucelia Silva

Polo: Lisboa

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me

 Insere na busca, não aprendo nem ensino." (Paulo Freire)

AULA 1

Responda as questões abaixo consultando os textos da Aula e se pesquisar na internet, não copie, mas reorganize e responda com suas palavras, conforme seu entendimento.

Disponibilizei textos complementares em MATERIAL DE AULA> ARQUIVO>>>leia!

  1. Justifique a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança. (Valor da questão: de 0,0 a 2.0)
  2. Escolha do texto da aula os conceitos mais adequados para as expressões abaixo e cite 2 exemplos em cada categoria: (Valor de cada resposta adequada: 0,5 – total = 3.0)

Categoria

Conceito (valor de cada resposta: 0,3)

Exemplos (0,1 cada)

Atividade

lúdica

É a forma de estimular a fantasia, seja a diversão ou a brincadeira.

Ouvir histórias, cantigas de roda.

Brincadeira

A ação de brincar, comportamento espontâneo resultado de uma atividade estruturada.

Dança da cadeira, passar o anel.

Brinquedo

É o objeto ou suporte da brincadeira a ser executada.

Bambolê, amarelinha.

Brinquedo

pedagógico

São materiais e símbolos usados  na educação infantil, para desenvolvimento, motor, afetivo e cognitivo.

Bloco lógico, jogo da memória.

Jogo

É uma brincadeira que envolve regras.

Salada mista, jogo da velha.

Jogo educativo, didático ou pedagógico

São jogos que favorecem a aprendizagem, jogando se aprende enquanto raciocina.

Dominó, bingo com sílabas

  1. Fundamente o uso do jogo como ferramenta para trabalhar com crianças que apresentam dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. (texto deve ter no mínimo 1 lauda) (Valor de 0.0 a 3.0)
  1. Elabore um plano de intervenção do psicopedagogo para crianças de 6 a 10 anos que apresentam dificuldades na socialização. Pesquise em diferentes locais e não esqueça de citar autores e referências. (Valor de 0.0 a 2.0).

1.   O jogo como instrumento pedagógico

Sabemos que brincar na educação de uma forma geral, mais precisamente quando estamos voltados à educação infantil. Brincar é um valioso de aprendizagem e interação, vivenciando a aprendizagem como um processo social, adquirindo o conhecimento por meio do lúdico de forma significativa. Incluindo o brincar, jogos, brincadeiras, prática pedagógica, podemos favorecer inúmeras aprendizagens, que conseqüentemente irão contribuir para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa.

Segundo o referencial curricular Nacional da Educação Infantil, o professor é, portanto, o propiciador que irá garantir um ambiente rico, prazeroso, sem discriminação de experiências educativas. Portanto, caberá ao educador promover um ambiente que venha a despertar na criança motivação e desejo de aprender. Além de interar, a brincadeira, brinquedo e o jogo são capazes de proporcionar à criança, são fundamentais como mecanismo para o desenvolvimento da memória, a linguagem, á atenção, a percepção e a criatividade adquirindo habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Brincando e jogando a criança será capaz de desenvolver capacidades como: atenção, concentração, afetividade. Nessa perspectiva, as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas do aluno.

3.      Aulas motivadoras e atraentes é um estímulo a mais na aprendizagem dos alunos, e para que isso aconteça, os professores tem que ter domínio de conteúdo e estratégias que favoreçam o aprendizado.

Portanto, estudo mais recente vem demonstrando que as atividades lúdicas funcionam como um meio da criança se integrar e relacionar- se com o ambiente. Ao jogar, o aluno é capaz de desenvolver suas percepções, a inteligência, as experimentações e a sua própria imaginação, construindo assim seu conhecimento sobre o mundo em que vive. É importante ressaltar que o jogo não poderá ser visto como um momento de prazer, mas como um momento de prazer, mas como um suporte que estará ao alcance do professor para auxiliá-lo no processo de construção da aprendizagem.

Entretanto, devemos entender que o jogo deverá oferecer a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido e assim possibilitara aprendizagem de habilidades variadas. Sendo assim, o jogo e a instrução  escolar possuem  o mesmo papel quando se fala em desenvolver habilidades e conhecimentos ao aluno.

É importante que o aluno esteja inserido num ambiente em que brincar é ao mesmo tempo, refletir, analisar e criar. Pois, o jogo, quando leva acriança a refletir, ao mesmo tempo passa a ajudá-la no desenvolvimento de sua capacidade de encontrar diversas maneiras de resolver uma situação de desafio.

Segundo Piaget (1973), é necessário que as atividades oferecidas representem um desafio, que seja capaz de gerar conflitos cognitivos, sendo fundamental no desenvolvimento intelectual do indivíduo.

O que não poderá ser confundido como uma forma de entretenimento, mas segundo o autor, o jogo  proporcionam a compreensão de que são atividades lúdicas utilizadas como meio da criança se integrar e se relacionar com o ambiente.

E assim, no jogo, os alunos trocam opiniões, interage entre si, o professor tem uma presença motivadora e menos impositiva. Com o uso dos jogos é possível desenvolver a capacidade de questionamentos reconstrutivos, informalidade na aquisição de conhecimentos, inovação e ética, sem estimular a competitividade, mas um conhecimento crítico e criativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com